Galinule roxo: características, habitat, reprodução e alimentação
Galinule roxo ( Porphyrio martinicus ) é uma especie de ave da família dos Rallidae que pertence ao genero dos porfírio.
Está na ordem Gruiformes , que significa “semelhante a um guindaste”, uma ordem que também contém guindastes, trilhos e crakes.
Também é conhecido localmente como galinule de patas amarelas . O nome específico martinica denota “da Martinica “.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do galinule roxo
O galinule roxo é um trilho de tamanho médio, medindo 26–37 cm De comprimento, medindo 50–61 cm Nas asas e pesando 141–305 g .
Os machos, com massa média de 257 g , são ligeiramente maiores que as fêmeas, com 215 g em média.
Um galinule roxo adulto tem plumagem azul-púrpura que brilha em verde e turquesa quando em boa iluminação. Os adultos também têm um escudo azul claro na testa, que se conecta com o bico vermelho e amarelo.
A escuridão ou a pouca luz podem escurecer a plumagem azul-púrpura brilhante do adulto para torná-los escuros ou acastanhados, embora a cor do escudo da testa os diferencie de espécies semelhantes, como galinules comuns.
Galinule roxo imaturas são de cor marrom-bronze, com penas roxas no peito, e o bico e o escudo da testa são de cor pálida. Os pássaros juvenis são marrom claro com toques de bronze verde nas asas e no dorso, e coberturas brancas sob a cauda.
Os galinule roxo têm dedos longos que os ajudam a caminhar sobre a vegetação flutuante, distribuindo seu peso por uma grande área de superfície. Eles têm um arranjo de dedos anisodáctilos que também os ajuda a se agarrar aos caules das plantas.
Os adultos têm pernas e pés amarelos brilhantes, os imaturos têm pernas e pés marrom-amarelados e os juvenis têm pernas e pés marrons. Quando voam, suas pernas ficam penduradas. Costumam voar curtas distâncias.
Habitat do galinule roxo
O habitat da espécie é um pântano de água doce com densa vegetação.
Distribuição geografia
Essas aves são encontradas nos estados do sudeste dos Estados Unidos durante a época de reprodução. Eles são espécies residentes no sul da Flórida , na costa do Golfo e do Pacífico do México , em partes da América Central e no Caribe .
Durante a estação de não reprodução, eles são encontrados mais no interior, em partes da América Central. Eles também podem ser encontrados na América do Sul durante a migração e, às vezes, animais de rua podem ser encontrados no norte do Canadá.
A espécie tem o maior padrão de vadiagem entre os trilhos, com indivíduos registrados até o oeste da Califórnia e as Ilhas Galápagos, ao norte da Islândia e Labrador, ao sul da Terra do Fogo e ao leste da Grã-Bretanha, Portugal e Cabo Verde .
Esta espécie foi registrada na Província do Cabo da África do Sul vinte e uma vezes. A maioria das aves eram juvenis, por isso é muito improvável que um local de reprodução seja estabelecido lá.
Reprodução do galinule roxo
Da primavera ao outono, a galinha anã põe de 3 a 12 ovos brancos com manchas marrons em um ninho em forma de tigela nos juncos ou entre plantas flutuantes, que são incubados por três semanas.
Aves não reprodutoras às vezes ajudam na construção do ninho e no cuidado dos filhotes.
Alimentação do galinule roxo
O galinule roxo se alimenta de plantas aquáticas, sementes, bagas, invertebrados e anfíbios. No entanto, também foi observado comendo ovos ou filhotes de outras espécies de aves.