Galito: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Galito (Alectrurus tricolor) é uma especie de ave da família dos Tiranídeos que pertence ao gênero dos Aletrurus.
Esta espécie foi classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido ao facto da sua área de distribuição ter sofrido uma redução extensa e contínua, e, presumivelmente, também a sua população total.
Hoje estimada entre 6000 para 15.000 indivíduos maduros. Sua área total de ocorrência é estimada em 2.790.000 km², mas apenas parte dela é efetivamente ocupada pela espécie.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do galito
O galito mede 12 cm de comprimento, chegando a 18 cm com a cauda longa no período reprodutivo, 8 e pesa entre 44 e 52 g . 9 bico amarelado; base da mandíbula pálida, mais escura na ponta. pernas cinzentas. Íris marrom.
O macho é inconfundível, preto na parte superior com garupa, ombros e laterais cinzas. O rosto e a parte inferior são brancos, com uma mancha preta nas laterais do peito.
A cauda, de formato muito peculiar, geralmente ereta, as penas do par interno são alongadas, muito largas e perpendiculares ao corpo, aparecendo geralmente desfiadas.
As fêmeas e os machos jovens são manchados de marrom na parte superior, com testa, ombros e escapulários marrons; cauda curta e normal. Eles são brancos abaixo com manchas marrons nas laterais da garganta.
O macho na plumagem reprodutiva é espetacular, as fêmeas e os juvenis são rechonchudos, com cauda curta, cabeças marrons, claras e escuras.
Habitat do galito
O galito vive em pastagens sazonalmente úmidas, preferindo vegetação de 30 cm a 1 m de altura como, na Bolívia , Trachypogon. No Sul do Brasil , a espécie tem sido observada em prados úmidos dominados por ciperáceas e gramíneas.
Distribuição geográfica
Sua distribuição original abrangia o norte e leste da Bolívia ( Santa Cruz ), sudoeste e sudeste do Brasil (sul de Mato Grosso a leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro , sul de São Paulo ), nordeste do Paraguai e nordeste da Argentina ( Misiones , Corrientes ).
Reprodução do galito
A nidificação ocorre entre agosto e novembro; a época da estação pode variar de acordo com o regime de chuvas. Construa um ninho de grama seca no chão, escondido no meio da grama alta.
Alimentação do galito
A dieta do galito consiste quase que exclusivamente de artrópodes .
Canto do galito
O galito é silencioso na maior parte do tempo, o macho pode emitir um fraco “ tic-tic-tic ” durante o cortejo aéreo.