Galo-da-serra-andino ( Rupicola peruvianus ) é uma grande ave passeriforme da família das cotingas que pertence ao gênero dos rupícola.
É amplamente considerada a ave nacional do Peru . Possui quatro subespécies e seu parente mais próximo é o galo-da-serra da Guiana .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O galo-da-serra-andino exibe marcado dimorfismo sexual ; o macho tem uma grande crista em forma de disco e plumagem escarlate ou laranja brilhante, enquanto a fêmea é significativamente mais escura e marrom.
Características do galo-da-serra-andino
O galo-da-serra andino é um passeriforme grande, com aproximadamente 32 cm de comprimento e pesando cerca de 265 gramas, embora os machos sejam um pouco maiores e os espécimes mais pesados possam atingir 300 gramas.
A ave é uma das muitas espécies de aves que exibem marcado dimorfismo sexual . O macho tem uma grande crista em forma de disco e brilhante plumagem escarlate ou laranja.
Ele tem cauda e asas pretas e escapulários acinzentados claros . A fêmea é significativamente mais monótona e mais marrom que o macho e tem uma crista menos proeminente. O bico é amarelado no macho e escuro com uma pequena ponta amarela na fêmea.
Dependendo do gênero e subespécieexistem variações significativas na cor da íris, variando de vermelho sobre laranja e amarelo a branco-azulado no macho, e esbranquiçado sobre avermelhado a marrom na fêmea.
Além das chamadas de exibição descritas na seção de reprodução abaixo, as aves em busca de alimento emitem um “tanque?” quando perturbado ou em vôo.
Habitat do galo-da-serra-andino
O galo-da-serra-andino distribui-se nas florestas nubladas dos Andes. Ele vive em uma grande área de cerca de 260.000 km 2 (100.000 milhas quadradas) na Venezuela , Colômbia , Equador , Peru e Bolívia ,principalmente em ravinas e riachos florestais em áreas montanhosas de 500 a 2.400 m de elevação.
Ele normalmente fica nos níveis inferiores e médios da floresta, mas varia mais alto em árvores frutíferas e às vezes entra e cruza clareiras.
É geralmente tímido e discreto, muitas vezes visto apenas brevemente após ser expulso ou enquanto voa rapidamente por um vale.
Reprodução do galo-da-serra-andino
Durante a época de reprodução, até 50 machos se encontram em uma clareira para cortejo em grupo. O macho se senta em um galho ou saliência e corteja as fêmeas levantando seu capuz emplumado e gritando alto.
A fêmea constrói um ninho de argila em forma de tigela em um penhasco protegido ou em uma caverna e incuba os dois ovos geralmente sozinho.
Alimentação do galo-da-serra-andino
A dieta consiste principalmente de frutas e insetos, embora pequenos répteis e sapos tenham sido registrados.
Estado de conservação
O tamanho da população mundial e as tendências nos números da população não foram determinados, mas acredita-se que o galo-da-serra andino não esteja ameaçado.
A espécie é avaliada como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, apesar da destruição do habitat. É distribuído de forma irregular, mas seu alcance é grande o suficiente para mantê-lo em um status de menor preocupação.