Galo índio gigante (gallus gallus domesticus) é uma raça de galinha doméstica originalmente desenvolvida no Brasil . É uma das maiores raças de galinhas do mundo , especialmente em termos de altura.
O Índio Gigante surgiu no Brasil por volta do final dos anos 1980 ou início dos anos 1990 nos estados de Minas Gerais e Goiás .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Foi criada a partir do cruzamento de galos de caça de grande porte — raças ” Malayoid ” como a Shamo e a Malay — com galinhas caipiras (raças mestiças rústicas) ; Plymouth Rocks também pode ter sido usado nesses cruzamentos .
Com o tempo, os criadores selecionaram os exemplares maiores, resultando nos animais atuais.Atualmente, o Índio Gigante tem um padrão definido e uma associação brasileira.
Associação Brasileira de Criadores de Índio Gigante (ABRACIG) — para melhor organizar a continuação e o melhoramento genético da raça.
Na década de 2020, a ABRACIG espera que o Índio Gigante receba o reconhecimento oficial como a primeira raça pura de frango originária do Brasil.
“Índio Gigante” é português para “Indian Giant” ; ” Índio ” (índio) no Brasil refere-se aos indígenas brasileiros e sua cultura .
Para ser considerado Índio Gigante, o galo deve ter no mínimo 105 centímetros (1,05 metros), com peso mínimo de 4,5 quilos quando adulto, e a galinha deve ter no mínimo 90 centímetros, com peso mínimo de 3 quilos quando adulto adulto.
Além dessas características mais marcantes e visíveis, existem características como plumagem , bico , etc., que devem ser observadas conforme norma oficial.
A medição do tamanho do animal é feita da ponta da unha do dedo médio da pata até a ponta do bico segurando o frango de forma que fique totalmente esticado.
Geralmente na horizontal, pois nessa posição costuma ficar calmo. e mais fácil de medir. Os galos mais altos da genética de elite podem chegar a 124 centímetros.
Fotos do galo índio gigante