Galo verde: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Galo verde (Gallus varius) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Gallus.
A hibridização com frango doméstico também foi relatada. A ave selvagem verde é uma ave de tamanho médio (até 75 cm de comprimento) da família dos faisões Phasianidae .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do galo verde
A coloração do galo verde é sexualmente dimórfica . A plumagem do macho é escura e enegrecida à distância. Uma visão mais próxima revela um manto iridescente de escamas brilhantes que lembra em cor e padrão aquelas vistas no peru ocelado e no pavão verde .
Cada escala é azul vívida em sua base e se move através de vários tons de dourado e verde bronzeado. Plumas especializadas que emolduram a garganta das aves selvagens machos verdes são altamente reflexivas de luz e aparecem violeta nas bordas proximais e azul celeste nas bordas distais.
As coberturas menores da asa são de um impressionante laranja queimado com centros pretos bronzeados. As bordas distais das coberturas secundárias maiores são ocres vivas.
Como as aves selvagens vermelhas aparentadas , o peito e as regiões ventrais são de uma cor preta densa e que absorve luz. Como seu parente mais próximo, as aves selvagens do Sri Lanka , as aves selvagens machos verdes exibem ‘janelas’ vívidas de pele facial nua que contrastam com o vermelho escarlate escuro do rosto.
As aves selvagens verdes exibem um centro azul-gelo em seu favo. Uma região de pele facial amarela elétrica se estende abaixo de cada orelha, delineando a penugem emplumada do lappet gular. Sua cabeça é encimada por um pente azul claro, que fica roxo ou vermelho na parte superior.
Sua acácia também é da mesma cor, mas é contornada de azul nas bordas e amarela perto da garganta. A fêmea é maioritariamente castanha com penas verdes ocasionais e não tem crista.
Habitat do galo verde
O galo verde é endêmica de Java , Bali , Lombok , Komodo , Flores , Rinca e pequenas ilhas que ligam Java a Flores, na Indonésia . Foi introduzido nas Ilhas Cocos (Keeling), onde existe uma pequena população selvagem.
É encontrado a partir de uma altitude natural de 0–2.000 m em florestas úmidas subtropicais/tropicais de planície, matagais e terras aráveis, e tem sido visto voando de ilha em ilha em sua área de distribuição nativa, onde vive e se reproduz ao longo de áreas costeiras.
Reprodução do galo verde
Também há pouca informação sobre reprodução. A espécie é provavelmente monogâmica. A época de reprodução é muito extensa e variável. A principal época de postura em Java parece ocorrer entre junho e novembro, mas também há evidências de reprodução em outros meses.
O ninho é um simples buraco no chão, escondido na densa vegetação. Às vezes, a nidificação ocorre em aglomerados de samambaias.
Diz-se que o tamanho médio da ninhada é de oito, mas é mais provável que haja entre três e quatro ovos. Em cativeiro, os ovos bege-esbranquiçados foram incubados por 21 dias.
Alimentação do galo verde
Pouco se sabe sobre a dieta. Provavelmente consiste em insetos e sementes, bem como em grãos que são ingeridos nos campos.
Canto do galo verde
O canto do galo verde tem três sílabas e é bastante estridente. As duas últimas sílabas são ligeiramente mais altas que a primeira. Às vezes, uma sílaba curta vem primeiro.
O galo também descreve um wok wok wok cacarejando lentamente , bem como um tschop tschop tschop agudo quando excitado . As galinhas emitem um rápido kok kok kok .