Ganso-das-neves (Anser caerulescens) é um verdadeiro ganso pertencente aos gansos- do-campo e, por isso, pertence à família dos anatídeos.
De acordo com estudos genéticos moleculares mais recentes, às vezes é colocado em seu próprio gênero ( Chen ). A espécie foi descrita pela primeira vez em 1758 por Linnaeus em sua obra Systema Naturae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O ganso-das-neves ( A. c. caerulescens ) e o ganso-das-neves ( A. c. atlanticus) distinguem duas subespécies. No caso do ganso-das-neves, existe também uma variante de cor com plumagem castanho-acinzentada azulada.
Características do ganso-das-neves
O bico e as pernas do ganso da neve são vermelhos. A plumagem é branca como a neve por padrão, exceto pelas penas escuras das asas (palmas pretas, palmas cinza). Há também o morph “Blue Snow Goose”.
Com isso, apenas a cabeça, pescoço e algumas áreas na parte inferior do corpo são brancas, mas a plumagem principal é marrom-acinzentada azulada.
O morfo de cor escura é herdado de forma dominante, mas como os animais mostram preferência por acasalar com parceiros da mesma cor, o morfo branco recessivo persiste.
No entanto, o mesmo par de pais pode produzir representantes de ambos os morfos, assim como as transições de cores são possíveis.
Machos e fêmeas são muito parecidos, medindo cerca de 60 a 75 cm de comprimento, com envergadura de 150 cm e pesando de 2,5 a 4 kg. Quando jovens, eles são geralmente de cor acinzentada. A expectativa de vida é de até 20 anos.
Habitat do ganso-das-neves
O ganso-das-neves se reproduz no noroeste da Groenlândia , norte do Canadá e nordeste da Sibéria , mas como uma ave migratória passa o inverno mais ao sul, principalmente nos Estados Unidos , mas ocasionalmente mais ao sul.
Eles também são raramente encontrados na Europa . Como regra, esses gansos provavelmente são fugitivos do cativeiro e, mais raramente, se perdem .
Na Europa costumam socializar com outros gansos selvagens. Os gansos da neve geralmente se reúnem em grandes bandos, às vezes com muitos milhares de pássaros.
Reprodução do ganso-das-neves
Machos e fêmeas se associam por toda a vida. O ganso da neve está adaptado ao curto verão ártico durante todo o seu ciclo reprodutivo. A época de reprodução não começa até o final de maio por causa do clima ártico de verão.
Os ninhos são feitos em cavidades no solo e forrados com líquen e partes menores de plantas, e também com penugem no interior . A fêmea põe cerca de 4 a 6 ovos brancos brilhantes no início de junho e incuba por cerca de 21 dias.
Alimentação do ganso-das-neves
Os gansos da neve são muito flexíveis em sua dieta e comem qualquer planta. Isso também inclui as folhas e brotos de salgueiros, musgos e líquenes. Pequenos invertebrados de água salgada e água doce também compõem uma pequena proporção da dieta.
Canto do ganso-das-neves
Seu chamado é um go go go , suave, ligeiramente ascendente e cacarejante , também koik ou goaa e gä-gä-gä . As chamadas de aviso são mais baixas em volume e soam como angk-ak-ak-ak .
A chamada de voo é monossilábica, curta e áspera e é descrita onomatopaicamente com krä ou krähk .