Ganso-de-bico-curto: características, reprodução, alimentação e distribuição
O ganso-de-bico-curto (Anser brachyrhynchus) é uma espécie de ganso da família Anatidae conhecido também como ganso-de-pés-rosados.
Esta espécie nidifica no Árctico, nomeadamente na Islândia e em Svalbard, e inverna na Europa central, principalmente nos Países Baixos e no Reino Unido, em Portugal a sua ocorrência é excepcional.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do ganso-de-bico-curto
O ganso-de-bico-curto é relativamente pequeno e de pescoço curto com cabeça e pescoço castanho-escuros contrastantes, bico preto pequeno com faixa rosa perto da ponta e pernas rosadas.
Em voo, mostra grandes áreas de asas superiores prateadas pálidas. Raças na Groenlândia, Islândia e Svalbard; invernos principalmente em planícies costeiras com terras agrícolas e pastagens pantanosas.
Em grandes áreas ocorre em bandos de centenas ou mesmo milhares; em outros lugares, solteiros ou grupos familiares podem ser encontrados entre bandos de outros gansos.
Raro, mas crescente visitante de inverno do nordeste da América do Norte, geralmente com bandos de gansos do Canadá.
Reprodução do ganso-de-bico-curto
A época de acasalamento para a maioria das raças de gansos já ocorre no 8º ou 9º mês, entre julho e dezembro.
No entanto, para melhoramento genético, os criadores precisam selecionar os melhores exemplares na proporção de 1 macho para 2 fêmeas ou 1 macho para 3 fêmeas.
Em geral, os gansos produzem cerca de 20 ovos na primeira exploração, que eclodem em 28 a 32 dias.
Alimentação
Esta espécie são aves herbívoras, com tendências omnívoras, alimentando-se geralmente de capim, legumes, frutas, grãos, ervas, caracóis, insetos e minhocas.
Fotos do ganso-de-bico-curto
Distribuição geografica
O ganso-de-bico-curto pode ser encontrado no leste da Groenlândia, Islândia e Svalbard . É migratório, invernando no noroeste da Europa, especialmente na Irlanda, Grã-Bretanha, Holanda e oeste da Dinamarca.
Esta espécie é visitante de inverno raro, mas crescente, ao nordeste da América do Norte, quase sempre com bandos de gansos do Canadá.