Ganso-de-bico-curto: características, reprodução, alimentação e distribuição

O ganso-de-bico-curto (Anser brachyrhynchus) é uma espécie de ganso da família Anatidae conhecido também como ganso-de-pés-rosados.

Esta espécie nidifica no Árctico, nomeadamente na Islândia e em Svalbard, e inverna na Europa central, principalmente nos Países Baixos e no Reino Unido, em Portugal a sua ocorrência é excepcional.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do ganso-de-bico-curto

O ganso-de-bico-curto é relativamente pequeno e de pescoço curto com cabeça e pescoço castanho-escuros contrastantes, bico preto pequeno com faixa rosa perto da ponta e pernas rosadas.
Em voo, mostra grandes áreas de asas superiores prateadas pálidas. Raças na Groenlândia, Islândia e Svalbard; invernos principalmente em planícies costeiras com terras agrícolas e pastagens pantanosas.
Em grandes áreas ocorre em bandos de centenas ou mesmo milhares; em outros lugares, solteiros ou grupos familiares podem ser encontrados entre bandos de outros gansos.
Veja agora:
Raro, mas crescente visitante de inverno do nordeste da América do Norte, geralmente com bandos de gansos do Canadá.
Reprodução do ganso-de-bico-curto
A época de acasalamento para a maioria das raças de gansos já ocorre no 8º ou 9º mês, entre julho e dezembro.
No entanto, para melhoramento genético, os criadores precisam selecionar os melhores exemplares na proporção de 1 macho para 2 fêmeas ou 1 macho para 3 fêmeas.
Em geral, os gansos produzem cerca de 20 ovos na primeira exploração, que eclodem em 28 a 32 dias.
Alimentação
Esta espécie são aves herbívoras, com tendências omnívoras, alimentando-se geralmente de capim, legumes, frutas, grãos, ervas, caracóis, insetos e minhocas.
Fotos do ganso-de-bico-curto





Distribuição geografica
O ganso-de-bico-curto pode ser encontrado no leste da Groenlândia, Islândia e Svalbard . É migratório, invernando no noroeste da Europa, especialmente na Irlanda, Grã-Bretanha, Holanda e oeste da Dinamarca.
Esta espécie é visitante de inverno raro, mas crescente, ao nordeste da América do Norte, quase sempre com bandos de gansos do Canadá.