Ganso-do-egito: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Ganso-do-egito ( Alopochen aegyptiaca ) é uma especie de ave da família dos anatídeos que pertence ao gênero dos Alopochen.
é o único representante recente de seu gênero e agora é geralmente atribuído aos meios-gansos . É de origem africana e vive em lagos e rios interiores ricos em nutrientes. É considerado o pato afrotropical mais comum.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Nas últimas décadas, o ganso egípcio se espalhou ao longo do rio Reno na Europa Central, vindo de fugitivos de cativeiro , principalmente da Holanda , aparecendo também em parques urbanos, lagos de banho e outros locais frequentemente frequentados por humanos.
Características do ganso-do-egito
Característica do ganso egípcio são suas pernas relativamente altas e o ocelo escuro.Ambos os sexos são parecidos, apenas o macho é um pouco maior.
A coloração comparativamente “colorida” dos animais adultos se manifesta por volta dos quatro a cinco meses, quando os olhos e as manchas do peito estão totalmente desenvolvidos.
Além da coloração usual, há também um morfo levemente mais acinzentado , que pode variar de intensidade. A coloração do bico também varia de vermelho pálido a vermelho escuro.
Os fugitivos em cativeiro geralmente têm bicos muito vermelhos. Os gansos voadores do Nilo têm um grande painel de asa de braço branco semelhante aos gansos shelduck .
A muda completa das aves adultas começa no final da estação reprodutiva. Começa com a mudança da pequena plumagem . Depois disso, as penas das asas são retiradas e as penas de controle são trocadas.
A muda juvenil começa quando os pássaros jovens têm cerca de três meses de idade. A mancha marrom muda primeiro, seguida pela mancha no peito quando tiver cerca de cinco meses de idade.
Habitat do ganso-do-egito
Na África, seu foco de distribuição é nos pântanos de savana e ao longo dos rios da África Oriental. Também se beneficia das bacias de retenção de água criadas na África do Sul.
Tanto sua população quanto sua área de distribuição aumentaram lá. Na África Ocidental, por outro lado, o ganso egípcio é raro. Quase nunca ocorre no baixo Nilo. Sua distribuição altitudinal na África varia de águas de planície a águas a uma altitude de 4.000 metros acima do nível do mar.
Distribuição geografica
Originalmente, o ganso egípcio era nativo de quase toda a África , exceto nas áreas extremamente secas. Em tempos históricos também foi encontrado nos Bálcãs , onde agora está extinto.
Ainda no século 19, houve numerosas observações na Hungria e na Bulgária . Provavelmente também se reproduziu lá durante esse tempo. No entanto, isso não foi provado com certeza.
Reprodução do ganso-do-egito
A estação reprodutiva é desencadeada na área de distribuição original pelo início da estação chuvosa, na África Ocidental e na África do Sul, a época de reprodução cai entre junho e setembro, no Quênia, por outro lado, os gansos egípcios se reproduzem durante todo o ano.
O ninho é preenchido com dunas, se a primeira embreagem for abandonada devido a distúrbios ou se for destruída, geralmente há uma segunda embreagem.
Os ovos são brancos e ligeiramente brilhantes. O período de incubação é de 30 dias, os filhotes recém-nascidos das dunas pesam em média 54 gramas.
Alimentação do ganso-do-egito
Os gansos egípcios são uma espécie onívora e frugal que normalmente se alimentam de sementes, folhas, gramíneas e brotos, embora também possam complementar sua dieta com insetos, vermes e outros pequenos animais.
Canto do ganso-do-egito
Os dois sexos têm um repertório sonoro diferente. Os machos sibilam roucamente e ofegantes. Eles só emitem uma série alta de wräd-wräd… quando decolam.
As fêmeas, por outro lado, soltam uma tagarelice rápida, alta, penetrante e quase trombeta. É parafraseado onomatopaicamente com honk-hää-hää-hää .
Animados, esses sons soam ainda mais altos. São então séries de chamadas polissilábicas que soam como honk-honk-honk .