Ganso-do-orinoco: características, habitat, reprodução e alimentação
Ganso-do-orinoco ( Neochen jubata ) é uma espécie de ave sul-americana da subfamília meio -ganso da família Anatidae .
As características dos meio gansos incluem o hábito de ganso e pernas longas pronunciadas. Esta característica é particularmente marcante no Orinocogan.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie foi descrita pela primeira vez como Anser jubata em 1825 pelo naturalista alemão Johann Baptist von Spix . A descrição do gênero Neochen , cujo único representante são os Orinocogans, foi feita em 1918 pelo ornitólogo americano Harry Church Oberholser .
Características do ganso-do-orinoco
O ganso do orinoco é um grande pássaro pato com aparência de ganso. A postura ereta é característica, que as aves também apresentam quando empoleiradas em grandes galhos .
Em sua área natural, o ganso do orinoco é inconfundível porque não há outra espécie de ave deste tamanho e com este hábito.
O ganso do orinoco tem entre 61 e 66 centímetros de altura. Os gansos pesam cerca de 1800 gramas.As fêmeas são significativamente mais leves, pesando em média 1327 gramas.
A cabeça, pescoço e antepeito são creme ou bege. A parte da frente do corpo é de cor marrom enferrujado, a coloração do pescoço continua nas bordas das penas e forma uma transição na área do peito.
Nas costas e nas arestas superiores dos flancos, o tom claro da zona da nuca volta a afirmar-se. A coloração marrom-ferrugem se estende até a metade das penas das pernas, incluindo uma faixa bege.
A plumagem do ombro e as coberturas internas dos braços são verde-escuras brilhantes, as primárias são marrom-escuras a pretas, assim como a parte inferior do corpo atrás das pernas e ocontrolar as penas .
Os abrigos infracaudais são brancos como os secundários internos. As pernas longas e fortes são rosa escuro. A plumagem em repouso e a reprodução não diferem nesta espécie.
Os ganso do orinoco também não exibem nenhum dimorfismo sexual pronunciado . As fêmeas são ligeiramente menores e as penas da nuca são menos longas que as dos machos.
Aves jovens que ainda não são sexualmente maduras se assemelham a aves adultas em sua aparência. No entanto, a coloração do corpo é menos pronunciada e o bico e as pernas são menos coloridos.
Habitat do ganso-do-orinoco
A distribuição dos ganso do orinoco se estende a leste dos Andes da Colômbia , Venezuela e Guiana ao sul do Peru , Bolívia , Paraguai , Brasil e leste do Equador .
A principal área de distribuição dos ganso do orinoco é a região amazônica e seus afluentes, bem como o Orinoco . O Orinocogan também foi observado como vagabundo em Barbados . Os gansos do Orinoco são aves residentes .
O habitat dos gansos do orinoco são margens de rios de planícies florestadas e ilhas cobertas de árvores. Também ocorre em áreas pantanosas se tiverem uma certa população de árvores.
Entre todos os meio-gansos, mostra o modo de vida mais arborizado e geralmente pode ser observado empoleirado.
Semelhante aos Radjahgans da mesma subfamília, que é comum na Nova Guiné tropical e no norte da Austrália , ele nada muito raramente.
Reprodução do ganso-do-orinoco
A reprodução de ganso do orinoco na natureza não foi adequadamente estudada. As principais descobertas vêm de animais mantidos em zoológicos.
Os machos mostram comportamento agressivo durante a época de reprodução. Os machos que entram no território de reprodução são expulsos pelo dono do território mordendo o bico e batendo as asas.
Os ovos são postos no norte da América do Sul nos meses de dezembro a janeiro. O ninho é principalmente em cavidades de árvores ou em tocas em margens íngremes de rios.
A cria diretamente no solo ocorre, mas é rara. A ninhada consiste de seis a dez ovos marrons pálidos. A fêmea incuba sozinha. As informações sobre o período de incubação variam.
Segundo alguns autores, os gansos do Orinoco se reproduzem por 28 a 30 dias, segundo outros estudos, porém, de 32 a 34 dias. O sucesso reprodutivo geralmente não é muito alto.
Em um estudo de sucesso reprodutivo em cavidades de árvores em comparação com ninhos artificiais, apenas 8 eclodiram, 3% dos ovos nas cavidades das árvores são filhotes caídos.
No caso de ninhadas em ninhos, por outro lado, um filhote felpudo eclodiu de cada quinto ovo.Esta é uma taxa de incubação abaixo da média em comparação com outros Anatidae. No entanto, a taxa de mortalidade de aves jovens parece ser menor do que é característico de Anatidae.
Até agora, não há dados suficientes sobre a idade em que os gansos do Orinoco se tornam sexualmente maduros ou qual é a taxa de mortalidade em gansos adultos do Orinoco.
Alimentação do ganso do orinoco
Alimenta-se principalmente de plantas e sementes, bem como bagas . Em pequena medida, leva também as larvas de invertebrados e vermese pequenos mariscos.
Estado de conservação
O instituto IUCN classifica esta espécie como quase ameaçada .No entanto, isso não se aplica a todas as áreas de seu alcance. No Peru, considera-se que esta espécie tenha desaparecido em grande parte.
Também está ausente de intervalos anteriores na Colômbia. Já na Bolívia, Venezuela e Argentina, a população é considerada estável. Em algumas dessas regiões a espécie é até comum.
As causas do declínio populacional incluem a pressão da caça e a destruição da floresta tropical . Como criador de cavernas, esta espécie depende de populações de árvores mais antigas que possuem cavidades de árvores suficientemente adequadas.