Ganso-pequeno ( Anser erythropus ) é uma especie de ave da familia dos anatídeos que pertence ao genero dos Anser.
É a espécie de ganso mais rara da Europa . A espécie foi identificada pela primeira vez em 1758 por Linnaeus em seu trabalho Systema Naturaedescrito.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Locais de hibernação também são encontrados no Oriente Próximo e na Ásia Menor, no sul do Mar Cáspio, na planície do Nilo, no sul do Japão, Coréia e sudeste da China.
Sua área de reprodução inclui a tundra florestal da Eurásia, em parte também a zona florestal do norte e o sul da tundra arbustiva. Também pode ser observado na Europa Ocidental durante os meses de inverno.
Características do ganso-pequeno
O ganso-pequeno se assemelha ao ganso branco intimamente relacionado ( A. albifrons ), mas é menor, mais escuro (principalmente a cabeça), tem pescoço e bico mais curtos e testa íngreme e um anel amarelo claro ao redor dos olhos.
É um pequeno ganso que mede de 53 a 66 centímetros, ou seja, do tamanho de um pato selvagem . Tem uma envergadura de 120–135 cm e um peso médio de 1.400 a 2.200 gramas.
A característica mais clara, no entanto, é o anel orbital amarelo ao redor do olho, que, no entanto, pode ser difícil de ver à distância.
O ganso-pequeno é relativamente difícil de determinar, especialmente os pássaros que se estendem, porque os gansos Anser têm grandes diferenças individuais em termos de tamanho.
Tem, assim como o ganso branco, uma mancha branca (chamada bläs) na testa e linhas pretas pesadas no abdômen.
Habitat do ganso-pequeno
Produz na tundra da Europa e da Ásia , embora seja escasso na região ártica europeia. Neste ambiente preferem a proximidade de rios e lagos, embora não evitem planaltos e lugares rochosos.
É uma ave migratória que voa no final de agosto e setembro em direção ao sudeste da Europa, principalmente para as regiões costeiras do Mar Adriático e Mar Negro , Oriente Médio (sul e sudoeste do Cáspio ) e extremo leste da Ásia (Coréia , Japão e leste da China).
Reprodução do ganso-pequeno
O ganso-pequeno é uma ave reprodutora em altitudes mais elevadas. Reproduz-se preferencialmente em pântanos e pântanos, seu ninho é encontrado em matagais ou terrenos altos sem neve, nos anos em que a neve derrete muito tarde, ela ocasionalmente se reproduz em altitudes mais baixas.
A época de reprodução começa no final de maio e início de junho, produz apenas uma vez por ano, o ninho é uma cavidade rasa forrada com plantas, musgo, penugem e penas.
A penugem utilizada é castanho-acinzentado com um centro mais claro, o ninho costuma ter de cinco a sete ovos, eles são alongados-elípticos a ovais e de cor branca cremosa, apenas o progenitor feminino reproduz, a incubação começa após a postura do último ovo, o período de incubação é de 25 a 28 dias.
Alimentação do ganso-pequeno
Os ganso-pequeno só procuram sua comida no campo. Eles vivem principalmente de gramíneas e ervas curtas.
Canto do ganso-pequeno
O ganso-pequeno tem mais de uma dúzia de vocalizações diferentes. A voz é significativamente mais alta que a do ganso de peito branco. As chamadas são frequentemente estridentes e mais latindo do que as desta espécie de gansos.