O ganso pigmeu africano (Anser cygnoid, sin. Anser cygnoides) é uma ave migratória conhecida também como ganso-africano, ganso-cisne ou ganso-chinês.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é difundido em toda a África subsaariana e Madagascar, apesar de sua plumagem dramática, esta espécie permanece incomum em zoológicos e coleções particulares.
Esta ave é um anatídeo em perigo de extinção no estado selvagem.
Origem
O ganso pigmeu africano é original da Eurásia e em África, esta é uma ave migratória, cuja área de nidificação natural abrange a Mongólia, a zona Norte da China e zona sul da Federação Russa.
Características do ganso pigmeu africano
Os machos têm um rosto branco com manchas verdes nos ouvidos e verde metálico nas costas, e um impressionante bico amarelo.
Por outro lado as fêmeas são acinzentadas com manchas escuras e esverdeadas no topo da cabeça. Ambas têm lindas penas marrons douradas ao lado.
Reprodução do ganso pigmeu africano
As aves desta espécie se juntam e constroem um ninho de gramíneas e folhas, às vezes alinhadas.
Incomuns entre os gansos, aninham-se acima do solo em troncos de árvores e outras cavidades.
Eles compartilham o comportamento estranho de se aninhar em árvores com o colorido pato mandarim e o pato de madeira. Eles usarão caixas-ninho como alternativa.
A fêmea coloca de 6 a 12 ovos brancos cremosos entre meados de maio e agosto. Os ovos são incubados por pouco mais de três semanas.
Os filhotes têm o corpo enegrecido, com manchas brancas no topo e branco no abdômen.
Esta espécie é tímida e reservada, fugindo para o mato grosso quando perturbada, pouco se sabe sobre sua comunicação.
Alimentação
O ganso pigmeu africanos são aves sedentárias, mas propensos a movimentos de dispersão após a disponibilidade de alimentos e água.
Eles se alimentam especialmente de sementes de nenúfares e partes vegetativas de outras plantas aquáticas, insetos aquáticos e pequenos peixes também podem ser consumidos.
No zoológico, eles podem comer pellets de aves aquáticas e pequenas sementes, juntamente com plantas aquáticas como lentilha d’água.
Habitat
Os gansos pigmeus africanos podem ser encontrados em pântanos, deltas interiores, lagos rasos, piscinas, várzeas, rios lentos e ocasionalmente lagoas costeiras em partes da África.
Além disso, eles normalmente nidifica em cavidades de árvores, mas ocasionalmente nidifica no chão, em cupinzeiros e até em telhados de colmo.
Os ninhos são feitos de gramíneas e folhas, e às vezes é acrescentada penugem.
Os machos assumem um papel ativo na seleção do local de nidificação e parecem encorajar ativamente a fêmea a inspecionar o ninho.
Os criadores dizem que o ganso pigmeu africano faz um sério arranhão e um ninho mais elaborado do que qualquer outra espécie de ave aquática.
Canto do ganso pigmeu africano
Fotos do ganso pigmeu africano
Conservação do ganso pigmeu africano
Enquanto algumas populações de gansos pigmeus estão aumentando, outras estão caindo ao longo de sua ampla gama.
As barragens criaram as águas rasas que preferem, enquanto outras áreas com peixes introduzidos como a tilápia e o poleiro do Nilo.
Que mudaram as comunidades locais de plantas aquáticas, fizeram com que as aves abandonassem os habitats degradados, o pigmeu é caçado em Madagascar.
Embora o ganso pigmeu seja listado como de menor risco em muito (mas não em todos) de seu habitat, manter os cursos de água limpos e livres de poluição é uma boa maneira de ajudarmos o ganso pigmeu e outras aves aquáticas.
Fatos interessantes do ganso pigmeu africano
- O Ganso Pigmeu Africano é o menor dos patos empoleirados com um peso corporal de cerca de 285 g em machos e 260 g em fêmeas.
- Os machos têm um rosto branco com manchas verdes nos ouvidos e verde metálico nas costas; as fêmeas são bastante acinzentadas, com manchas nos olhos escuros.
- Os ninhos de gansos pigmeus africanos geralmente em cavidades de árvores, mas ocasionalmente também no solo, em buracos de penhascos, cupinzeiros, telhados de colmo etc. 6 a 12 ovos brancos cremosos são colocados, que são incubados por 23-26 dias.
- Estas aves também consomem sementes e uma variedade de outras espécies de plantas aquáticas, bem como insetos aquáticos, peixes pequenos e peixes fritos.
- Com os devidos cuidados, os gansos-pigmeus africanos provam ser cativos resistentes e longevos que são uma pura alegria para se manter.
- Devido ao seu pequeno tamanho, é fácil fornecer-lhes um recinto algo naturalista e observar uma ampla gama de comportamentos interessantes.