A garça branca grande ( Ardea alba ) é uma espécie de ave pelecaniforme da família Ardeidae conhecido apenas como garça-branca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta é uma das garças que estão distribuídas em todo o mundo, ocupando a maioria dos continentes, exceto a Antártida.
É uma ave aquática de bela plumagem branca, grande , muito bonita e esguia, que atinge um metro de altura.
Contudo ele sempre voa mantendo uma posição retraída em seu longo pescoço.
Estes são pássaros bastante curiosos, além de serem muito inteligentes, são capazes de voar longas distâncias sem parar.
Características da garça branca grande
A garça branca grande é uma ave que pode chega a atingir 90 centímetros de comprimento.
Além disso, um indivíduo adulto pode pesar de 700 gramas até 1 quilo e meio, com a envergadura das asas variando entre 130 e 170 centímetros.
Contudo, esta é uma ave com penas brancas, o bico é longo, fino e amarelo, e as pernas são longas, finas e pretas, assim como os dedos.
Com relação aos olhos são amarelos e no período de reprodução a graça branca grande apresenta um conjunto de penas compridas e retas que ornam a cabeça que dá uma aparência “despenteada”.
Reprodução da garça branca grande
Na época de reprodução, o macho da garça branca grande seduz a fêmea da garça-branca e exibe suas penas decorativas chamadas e gretas.
Se a fêmea aceitar o convite, o casal construirá um grande ninho de gravetos e galhos secos, coberto de capim.
A localização pode variar entre os galhos de uma árvore ou em arbustos nos pântanos, em ilhas de florestas, em planícies de inundação ou manguezais.
O ninho geralmente é construído em colônias onde centenas de outros indivíduos nidificam.
Põem de 4 a 7 ovos com intervalos de 2 a 3 dias entre cada um.
Esses ovos são esverdeados ou verde-azulados, que são incubados pelos pais por 25 dias.
O filhote de garça-grande é alimentado igualmente pelo casal, ela é uma ave elegante e gentil.
Ao caçar, ele se aproxima lentamente e com o corpo abaixado e o pescoço dobrado para pegar sua presa com uma picareta específica.
Ninho
O ninho da garça branca grande é construído sobre todos os tipos de vegetação, seja grama alta na borda de lagoas, árvores e manguezais, a uma altura de entre 3 e 12 metros.
O ninho desta ave é um conjunto de seis ovos azuis claros ou verdes ou celestial A incubação dura cerca de 25 dias e é realizada por ambos os pais.
A primeira reprodução geralmente ocorre aos 2 ou 3 anos de idade.
Pode se aninhar em pares isolados, na maioria das vezes em colônias, quase sempre misturadas com outras aves pernaltas e patos americanos, garças brancas tendem a fazer seus ninhos em lugares altos, formando colônias mistas.
Geralmente Garça Branca Grande macho que seleciona a área de nidificação.
A primeira coisa que ele faz é expulsar os outros pássaros e começar com o namoro das fêmeas.
Entre as exposições que ele faz para conquistar, é fazer sons, realizar vôos circulares enquanto estica o pescoço, mantendo o pico.
Alimentação
A garça branca grande é uma ave que se alimenta de peixes, de pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos aquáticos, pequenas cobras, caranguejos, moluscos e infelizmente até lixo.
Ela também é bastante inteligente e pode usar pedaços de pão como isca para atrair os peixes dos quais se alimenta.