A garça-da-mata (Agamia agami) é uma espécie de ave de médio porte da ordem Pelecaniformes pertencente à família Ardeidae .
E nativa da América Central e do Sul , é o único membro do gênero Agamia . É também chamada de vaco vermelho, garça vermelha (Colômbia) ou garça de peito castanho (Venezuela).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso no Brasil também é chamado de Soco beija-flor, o beija-flor garça, por causa da cor de sua plumagem, segundo a IUCN, esta garça está globalmente ameaçada na categoria vulnerável devido à perda e destruição do habitat.
Características da garça-da-mata
A garça-da-mata, uma espécie rara, tem um tamanho de 66 a 76 cm . As pernas são relativamente curtas para uma garça, mas tem um bico longo e fino. O pescoço e a parte inferior são castanhos.
Uma linha branca desce pelo centro da garganta. As asas são verdes. Belas penas azuis adornam a cabeça, os lados da garganta e a base das costas. A cor das pernas, bico e manchas faciais nuas são amarelas opacas.
Ambos os sexos são semelhantes, mas os pássaros jovens são marrons na maior parte do corpo com partes inferiores brancas. Normalmente, uma fêmea põe dois ovos azuis claros.
Habitat da garça-da-mata
A garça-da-mata é uma espécie neotropical da América Central e do Sul. Sua distribuição varia desde o sudeste do México , centro e costa caribenha da América Central, até a bacia amazônica na América do Sul.
Pode ser encontrada nos países do México, Guatemala , Belize, El Salvador, Honduras , Nicarágua , Costa Rica , Panamá , Colômbia , Equador , Guiana Francesa , Suriname , Guiana , Venezuela , Peru , Bolívia e Brasil .
Essa espécie evita áreas abertas e tem preferência por matas pantanosas, manguezais, matas de galeria e áreas úmidas de água doce entre 0 e 300 m, embora existam registros dessa garça a 2.600 m nos Andes.
Reprodução da garça-da-mata
Durante a época de reprodução, a pele nua entre o olho e a narina pode mudar para um vermelho escuro, e ambos os sexos podem exibir temporariamente longas penas prateadas ou azuis claras em suas cabeças.
Eles fazem seus ninhos em colônias de uma ou mais espécies. Os ninhos são plataformas feitas de gravetos em arbustos ou árvores localizadas na água ou perto dela. Poucas colônias são conhecidas, mas algumas colônias podem conter centenas a milhares de ninhos.
Alimentação da garça-da-mata
A garça-da-mata alimenta-se de peixes, rãs, pequenos répteis, caracóis, entre outros em águas rasas e sombreadas em áreas arborizadas.
Fotos da garça-da-mata
Estado de conservação
A garça-agami é uma espécie muito esquiva e pouco conhecida cientificamente, o que é um desafio para os conservacionistas. Seu habitat e comportamento isolados podem explicar sua aparente raridade.
É considerado Vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN devido à perda de habitat na Amazônia. Os esforços de conservação devem se concentrar na proteção de locais importantes de colônias, desenvolvendo uma melhor compreensão dos diferentes tipos de habitat e seus requisitos de habitat, bem como da biologia das espécies.