Início » Aves » Garça-pequena-europeia: características, reprodução, habitat e alimentação

Garça-pequena-europeia: características, reprodução, habitat e alimentação

alimentacao da garca-pequena-europeia

A garça-pequena-europeia (Egretta garzetta) é uma espécie de ave pelecaniforme da família Ardeidae nativa da Eurásia , África e Oceania.

É uma ave branca com um bico preto esguio, longas pernas pretas e, na raça ocidental, pés amarelos. Como ave aquática , alimenta-se em águas rasas e em terra, consumindo uma variedade de pequenas criaturas.

garca-pequena-europeia
garca-pequena-europeia

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Reproduz-se colonialmente , muitas vezes com outras espécies de aves aquáticas, fazendo um ninho de plataforma de gravetos em uma árvore, arbusto ou canavial.

Características da garça-pequena-europeia

caracteristicas da garca-pequena-europeia
caracteristicas da garca-pequena-europeia

A garça-pequena-europeia adulta tem 55–65 cm (22–26 pol.) De comprimento, 88–106 cm de envergadura e pesa 350–550 g . Sua plumagem é normalmente totalmente branca, embora existam formas escuras com plumagem predominantemente cinza-azulada.

Além disso na época de reprodução, o adulto apresenta duas longas plumas na nuca que formam uma crista. Essas plumas têm cerca de 150 mm (6 pol.) E são pontiagudas e muito estreitas.

Existem penas semelhantes no peito, mas as farpas são mais espalhadas. Existem também várias penas escapulares alongadas que têm longas farpas soltas e podem ter 200 mm de comprimento.

Durante o inverno, a plumagem é semelhante, mas os escapulários são mais curtos e de aparência mais normal. O bico é longo e fino e ele e as lendassão pretos.

Há uma área de pele nua cinza-esverdeada na base da mandíbula inferior e ao redor do olho que tem uma íris amarela . As pernas são pretas e os pés amarelos.

Habitat da garça-pequena-europeia

habitat da garca-pequena-europeia
habitat da garca-pequena-europeia

A área de reprodução da raça ocidental ( por exemplo, garzetta ) inclui o sul da Europa, o Oriente Médio, grande parte da África e o sul da Ásia .

As populações do norte da Europa são migratórias , viajando principalmente para a África, embora algumas permaneçam no sul da Europa, enquanto algumas populações asiáticas migram para as Filipinas.

A raça oriental, ( E. g. nigripes ), é residente na Indonésia e na Nova Guiné, enquanto E. g. immaculata habita a Austrália e a Nova Zelândia, mas não se reproduz nesta última.

Durante o final do século XX, a distribuição da garça pequena expandiu-se para o norte na Europa e no Novo Mundo, onde uma população reprodutiva foi estabelecida em Barbados em 1994.

Desde então, as aves se espalharam por outras partes da região do Caribe e na costa atlântica do Estados Unidos.

O habitat da garça-pequena-europeia varia muito e inclui as margens de lagos, rios, canais, lagoas, lagoas, pântanos e terras inundadas, a ave preferindo locais abertos a coberturas densas.

No litoral habita áreas de mangue, pântanos, lodaçais, praias arenosas e recifes. Os campos de arroz são um habitat importante na Itália, e as áreas costeiras e de mangue são importantes na África. A ave geralmente se move entre o gado ou outros mamíferos com cascos.

Reprodução da garça-pequena-europeia

reproducao da garca-pequena-europeia
reproducao da garca-pequena-europeia

A garça-pequena-europeia nidificam em colônias, muitas vezes com outras aves pernaltas. Nas costas da Índia ocidental, essas colônias podem estar em áreas urbanas e as aves associadas incluem garças bovinas , garças noturnas de coroa negra e íbis de cabeça negra.

Na Europa, as espécies associadas podem ser garças-reais , garças-vaqueiras, garças-noturnas-de-coroa-negra e íbis-brilhantes .

Os ninhos são geralmente plataformas de paus construídas em árvores ou arbustos, ou em caniçais ou bambus.bosques. Em alguns locais, como nas ilhas de Cabo Verde , os pássaros nidificam nas falésias.

Os pares defendem um pequeno território de reprodução, geralmente estendendo-se por cerca de 3 a 4 m do ninho. Os três a cinco ovos são incubados por ambos os adultos por 21 a 25 dias antes da eclosão. Eles são de forma oval e têm uma cor verde-azulada pálida, não brilhante.

Alimentação da garça-pequena-europeia

alimentacao da garca-pequena-europeia
alimentacao da garca-pequena-europeia

Alimentam-se principalmente de peixes , mas também comem anfíbios , pequenos répteis , mamíferos e aves , além de crustáceos ,moluscos , insetos , aranhas e vermes .

Comportamento

As garça-pequena-europeia são aves sociáveis ​​e são frequentemente vistas em pequenos bandos. No entanto, pássaros individuais não toleram que outros cheguem muito perto de seu local de alimentação escolhido, embora isso dependa da abundância de presas .

Estado de conservação da garça-pequena-europeia

garca-pequena-europeia
garca-pequena-europeia

Globalmente, a garça-pequena-europeia não está listada como uma espécie ameaçada e, de fato, expandiu seu alcance nas últimas décadas.

A União Internacional para a Conservação da Natureza afirma que sua ampla distribuição e grande população total significa que eles são uma espécie que lhes causa ” menor preocupação “.

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.