A garça tricolor (Egretta tricolor) é uma espécie de ave pertencente à família Ardeidae conhecido também como garça-de-três-cores.
Além disso, ele vive na planície costeira do sudeste, é uma ave característica de águas calmas e rasas.
Surpreendentemente delgada, com bico, pescoço e pernas compridos, a garça tricolor costuma ser vista mergulhada na profundidade das lagoas costeiras.
Embora seja solitário em sua alimentação, é sociável no assentamento, muitas vezes em colônias muito grandes com várias outras garças.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
São reconhecidas três subespécies de garça tricolor:
– Egretta tricolor tricolor: encontrado no nordeste da Venezuela na região de Monagas e nas Guianas até o sul do Peru e nordeste da Amazônia brasileira, da Ilha de Marajó até o estado do Piauí; também ocorre na Ilha de Trinidad no Caribe;
– Egretta tricolor ruficollis: encontrado na região tropical do sul dos Estados Unidos da América até a Colômbia, noroeste da Venezuela e nas Ilhas do Caribe;
– Egretta tricolor rufimentum: encontrado em Trinidad e Tobago no Caribe.
Características da garça tricolor
A garça tricolor é uma ave que vivem em águas calmas e rasas, este pássaro possui cerca de 22 centímetros de comprimento e tem uma envergadura de cerca de 3 metros.
Além disso, ele tem penas azuis ardósias na maior parte do corpo, exceto por um peito branco e barriga e um pescoço cor de ferrugem.
A garça tricolor tem longas pernas amarelas; uma faixa branca que sobe pelo pescoço; e uma longa e pontiaguda conta amarela que fica azul durante a época de reprodução, os machos e fêmeas são parecidos.
Comportamento alimentar
A garça tricolor caça em águas rasas ficando parado e esperando que a presa se aproxime, ou caminhando muito devagar; às vezes mais ativo, agitando os sedimentos do fundo com um pé, ou correndo em busca de cardumes de peixes.
A garça tricolor é solitário em forragear, afastando os outros do pequeno “território de alimentação”.
Alimentação
A garça tricolor se alimenta de pequenos peixes, crustáceos (lagostins, camarões), insetos (insetos aquáticos e gafanhotos), girinos, sapos, salamandras, lagartos, aranhas.
Canto da garça tricolor
Habitat
A garça tricolor pode ser encontrada em pântanos, lagoas, lodaçais e lagoas costeiras.
Ciclo da vida da garça tricolor
Raças em colônias, muitas vezes com outras espécies de aves pernaltas, o macho de garça tricolor seleciona o local dentro da colônia e mostra lá para atrair o companheiro.
Se exibe com alongamento do pescoço, curvando-se profundo, vôos de exibição circulares.
Raças em colônias, muitas vezes com outras espécies de aves pernaltas.
O macho de garça tricolor seleciona o local dentro da colônia e mostra lá para atrair o companheiro.
Se exibe com alongamento do pescoço, curvando-se profundo, vôos de exibição circulares.
Ninho
O local depende da localização da colônia, que pode estar em árvores, manguezais, salgueiros, moitas secas, às vezes no solo; ninho geralmente 2-10 ‘acima do solo, às vezes até 30’.
Ninho (construído principalmente por mulheres, com materiais recolhidos pelo homem) é uma plataforma de varas, com uma depressão rasa no centro, forrada com galhos e gramas mais finos.
Distribuição geográfica da garça tricolor
A garça-tricolor é uma espécie de ave encontrada no Golfo do México, América Central, Caribe, Colômbia, Venezuela, Brasil e Peru.