Garrincha-cinza ( Cantorchilus griseus ) é uma espécie de ave da família da carriça (Troglodytidae) endêmica do Brasil .
Esta pequena e pouco conhecida carriça lembra um pouco uma carriça doméstica , mas suas partes superiores são cinza.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A garrincha-cinza, com muitas outras carriças Cantorchilus , foi originalmente incluída no gênero Thryothorus , mas esse gênero foi determinado como parafilético .
Características da garrincha-cinza
A garrincha-cinza tem 11,5 cm (4,5 pol.) De comprimento. Os adultos têm a coroa e as partes superiores cinza-chumbo; a cauda também é cinza com largas barras pretas.
Tem um leve supercílio esbranquiçado e o resto do rosto é cinza. A garganta é cinza esbranquiçada, o peito cinza e o ventre um cinza levemente amarelado.
Difere dos demais de seu gênero pelo menor tamanho geral, pela cauda mais curta, pela plumagem cinza e pela ausência de marcas faciais proeminentes.
Habitat da garrincha-cinza
A garrincha-cinza é conhecida apenas em uma pequena área do Brasil, ao longo da margem direita do Rio Javarí e dos cursos superiores do Rio Juruá e do Rio Purus a sudeste.
O Rio Javari faz fronteira com o Peru, mas a espécie é desconhecida naquele lado (margem esquerda) do rio. É uma ave de vegetação cerrada, habitando clareiras e matagais de várzea . Em elevação, atinge apenas 200 m (660 pés).
Reprodução da garrincha-cinza
Nenhuma informação foi publicada sobre a fenologia reprodutiva da garrincha-cinza .
Alimentação da garrincha-cinza
A dieta da carriça cinza não foi documentada. É conhecido por forragear em pares e pequenos grupos familiares na vegetação rasteira emaranhada de seu habitat.
Canto da garrincha-cinza
A canção da carriça cinza é “uma frase repetida de 2 ou 3 notas, ‘chu-choww’ ou ‘chippit, chippit'”.