Garrincha-do-oeste: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Garrincha-do-oeste ( Cantorchilus guarayanus ) é uma espécie de ave da família Troglodytidae distribuída na Bolívia , Brasil e Paraguai .
O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN . A espécie é considerada monotípica .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da garrincha-do-oeste
A garrincha-do-oeste atinge um comprimento corporal de cerca de 13,5 cm com um peso de 13,0 a 14,0 g. Ele tem uma estreita faixa branca atrás do olho .
As tampas das orelhas são manchadas de branco e preto. O crânio e as partes superiores são consistentemente castanhos médios, uma coloração que se torna avermelhada nas costas e na garupa .
As primárias , secundárias e coberturas das asas superiores são marrom-avermelhadas com estreitas listras pretas. As penas da cauda marrom-avermelhadas têm dez a doze faixas pretas bem definidas.
O queixo é branco com uma estreita faixa preta de barbae fundo branco. O peito parece marrom-amarelo-alaranjado quente, o ventre e a área da garupa são marrom-amarelos-alaranjados fortes.
Os olhos são castanhos, o bico superior é preto e o bico inferior e as pernas são de chumbo brilhante. Ambos os sexos são semelhantes.
Os juvenis podem ser distinguidos das aves adultas por marcações faciais menos claramente definidas. Difere da carriça-de-orelha-branca muito semelhante ( Cantorchilus leucotis ) por ter uma cor mais marrom-amarelada na garganta, menos avermelhada na parte superior e ter marcas discretas na área da bochecha.
Habitat da garrincha-do-oeste
A garrincha-do-oeste prefere paisagens de caatinga de Várzea e vegetação secundária principalmente perto da água. Ele se move em altitudes de até 400 metros.
Reprodução da garrincha-do-oeste
Poucos dados estão disponíveis sobre a biologia reprodutiva da garrincha-do-oeste. Poucos ninhos foram descritos. Um ninho com ovos foi encontrado na Bolívia no final de janeiro.
O ninho tinha uma forma esférica bastante delicada com uma entrada lateral. Foi construído com grama fina e pêlos de raízes de formigas ( cecropia ). Ele não usou as folhas para a construção.
O ninho é muito menos estável do que o da carriça ( Pheugopedius genibarbis ). O ninho é feito cerca de quatro a três pés em ervas daninhas, em arbustos ou na base de pequenos espinhos de palmeira, às vezes acima da água.
Uma ninhada consiste em dois ovos brancos com manchas finas na extremidade mais grossa do ovo. Ocasionalmente, o Silky Cowbird (Molothrus bonariensis ) seu ninho como um parasita de ninhada .
Alimentação da garrincha-do-oeste
Pouco se sabe sobre a dieta da garrincha-do-oeste. Na estação seca forrageia aos pares, após a ninhada em grupos familiares de até quatro membros. Alimenta-se de dois a quatro metros acima do solo, às vezes até 10 metros de altura. Ele se move em densa vegetação trepadeira.
Canto da garrincha-do-oeste
O canto da garrincha-do-oeste consiste em tons antifônicos de ambos os sexos. O macho emite uma série repetida de tons, por ex. B. soa como tschirilo-tscholi ou mais rápido como tschililililoo .
A fêmea acrescenta um pew-pew, pew-pew . A canção soa muito mais simples do que a da carriça-de-orelha-branca. As chamadas de alarme incluem sons de pew-pew que são frequentemente repetidos e vários sons de cliques ásperos.