
Garrincha-dos-lhanos ( Camylorhynchus griseus ) é uma espécie de ave da família da carriça do gênero Campylorhynchus .

Distribuída na Colômbia , Venezuela , Guiana e Brasil . Um relatório fala de depósitos no Panamá . O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da garrincha-dos-lhanos

A garrincha-dos-lhanos atinge um comprimento corporal de cerca de 21,0 a 22,0 cm com um peso de cerca de 37,0 a 46,5 g. Os animais adultos têm uma faixa ocular branca suja que contrasta claramente com a faixa marrom escura.
O topo da cabeça e a nuca são castanho chocolate escuro, a parte de trás é um castanho chocolate mais claro. As primárias e secundárias são da mesma cor do dorso, mas com inúmeras listras mais escuras.
As penas da cauda são pretas acastanhadas com uma faixa subterminal branca proeminentesobre todas as penas, exceto o par do meio. A garganta e toda a parte inferior são brancas.
Os olhos são castanhos, o bico é preto com base cinza no bico inferior e as pernas são cinza ardósia. Ambos os sexos são semelhantes na aparência.
Os juvenis têm o dorso mais acinzentado e menos tons avermelhados do que os adultos. O topo da cabeça é manchado de marrom acinzentado, o lado de baixo é branco acinzentado.
Habitat da garrincha-dos-lhanos

A garrincha-dos-lhanos prefere matagais dispersos com natureza variada. Na Colômbia, C. g. bicolor em arbustos espinhosos secos com cactos, mas as outras subespécies em habitats mais úmidos.
Veja agora:
Não ocorre em áreas completamente florestadas ou habitats completamente abertos. Ele se move na Colômbia em altitudes de até 2100 metros, na Venezuela até 1600 metros.
Reprodução da garrincha-dos-lhanos

A época de reprodução da garrincha-dos-lhanos é janeiro a março e maio a agosto na Venezuela. É um criador cooperativo. No entanto, isso pode variar e dependendo da população pode haver um ou mais ajudantes.
Os companheiros são machos consanguíneos e fêmeas do casal reprodutor. O ninho tem uma estrutura abobadada com uma pequena entrada lateral e é construído com grama e fibras.
Fica de três a cinco metros ou mais acima do solo e fica bem escondido em uma árvore ou palmeira. Também velhos ninhos abandonados de tiranos do gênero Pitangus ou Myiozetetes ou do Nester-de-testa-vermelha ( Phacellodomus rufifron) estão sendo usados.
Uma ninhada consiste de três a cinco ovos amarelo-marrom a canela com manchas marrons. A incubação é feita exclusivamente pela fêmea e dura 17 dias.
Os filhotes são alimentados por ambos os sexos e, se houver parceiros, por estes também. Após cerca de 17 a 30 dias, os filhotes voam. Um ninho com parceiros é até três vezes mais bem-sucedido com ninhada do que sem.
Alimentação da garrincha-dos-lhanos

A dieta da carriça de testa inclui predominantemente invertebrados . Sua dieta também inclui comida vegetariana, incluindo frutas vermelhas.
Canto da garrincha-dos-lhanos
A garrincha-dos-lhanos consiste em uma série de sons gorgolejantes ricos, pronunciados de duas a cinco notas por frase, com tons ásperos e ásperos.
O canto da fêmea é ligeiramente diferente e muito consistente, incluindo um assobio. Parece haver diferenças no canto em diferentes áreas geográficas.
Em particular C.g. albicílio e C.g. menores têm diferentes padrões vocais. Casais cantam sozinhos ou em dueto, ocasionalmente em coro com três ou mais indivíduos cantando simultaneamente. A chamada de alarme varia, mas geralmente é dura e irritante.