Garrinchão-coraia: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Garrinchão-coraia ( Pheugopedius coraya )é uma espécie de ave passeriforme da família Troglodytidae pertencente ao gênero Pheugopedius .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Distribuída na Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Venezuela , Colômbia , Equador , Peru e Brasil . O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN .
Características do garrinchão-coraia
A garrinchão-coraia atinge um comprimento corporal de cerca de 16,5 cm e pesa cerca de 23,8 g. A cara, incluindo as rédeas e as almofadas das orelhas, é preta variável com manchas brancas e uma faixa branca sobre os olhos .
O crânio é marrom-escuro, o topo marrom-avermelhado profundo, com a garupa parecendo mais pálida e avermelhada. As primárias e secundárias são mais acinzentadas que o dorso, as penas da caudapreto acastanhado com bandas castanho-acinzentadas claras.
O queixo e a garganta são brancos, o peito bronzeado, desbotando para bronzear a marrom no abdômen. As coberturas infracaudais são marrom-avermelhadas com listras pretas.
Os olhos são castanhos a castanho-alaranjados, o bico é enegrecido com uma base cinzenta e as pernas são cinzento-azuladas. Ambos os sexos são semelhantes. Os juvenis podem ser distinguidos pelos lados cinza-escuros foscos do rosto, com manchas brancas indistintas.
O dorso e a garupa são menos avermelhados. A garganta e o peito são de cor cinza opaco, as cores quentes do ventre estão menos presentes. A íris é marrom acinzentada.
Habitat do garrinchão-coraia
A garrinchão-coraia prefere florestas úmidas e vegetação secundária , especialmente ao longo das margens dos rios. Isso inclui também as paisagens de Várzea e Terra Firme .
Em geral, ele está na estrada nas terras baixas em altitudes do nível do mar até 500 metros. Localmente ocorre até 1850 metros. Ocasionalmente pode ser encontrado nos tepuis da Venezuela até 2400 metros.
Reprodução do garrinchão-coraia
Pouco se sabe sobre a biologia reprodutiva da garrinchão-coraia . Dois ninhos foram descritos. A atividade de reprodução parece ocorrer quase o ano todo nas Guianas .
Os ovos foram descobertos lá em 25 de fevereiro, novos filhotes de meados de janeiro até o final de abril, a construção do ninho em meados de julho e um ninho ocupado no final de setembro.
O ninho é construído por ambos os sexos e é uma bola oval de galhos e folhas mortas. Um foi construído em um arbusto e o outro em um toco coberto de musgo a cerca de três a quatro pés do chão.
A ninhada consistia em dois ovos de cor rosa com finas manchas escuras, especialmente na ponta grossa.
Alimentação do garrinchão-coraia
O exame do conteúdo estomacal das carriças garrinchão-coraia aranhas , besouros e gafanhotos . Algumas sementes também foram encontradas.
Canto do garrinchão-coraia
O canto do garrinchão-coraia é feito por ambos os sexos em dueto. É uma mistura alta, expansiva e variável de golpes e assobios. Os sons contêm sons chidip chidip tschoopi característicos .