Garrinchão-de-barriga-vermelha: características, habitat, reprodução , alimentação e canto
Garrinchão-de-barriga-vermelha ( Cantorchilus leucotis ) é uma espécie de ave da família da Troglodytidae do gênero dos Cantorchilus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Distribuída no Panamá , Colômbia , Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Brasil , Equador , Peru , Bolívia e Paraguai . O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela
Características do garrinchão-de-barriga-vermelha
A garrinchão-de-barriga-vermelha atinge um comprimento de corpo de cerca de 14,0 a 14,5 cm com um peso médio de 21,0 g para machos e 18,0 g para fêmeas.
As rédeas são acinzentadas, a faixa dos olhos é branca, a faixa dos olhos é marrom e as coberturas das orelhas são manchadas de marrom acinzentado e branco.
O crânio e as partes superiores são marrom-acinzentadas uniformes, uma coloração desbotando para marrom-alaranjado na garupa e coberturas superiores da cauda.
As coberturas das asas superiores são marrom-acinzentadas com estreitas listras pretas. As primárias e secundárias têm listras distintas de fulvo a marrom. As penas da cauda marrom-avermelhadas opacassão atravessadas por bandas negras.
Queixo e garganta são esbranquiçados, peito fulvo, barriga canela, desbotando para uma canela mais rica para bronzear nos flancos traseiros e na garupa.
Os olhos são castanhos escuros, o bico superior é preto, o bico inferior é esbranquiçado a azulado e as pernas são cinza ou azul-chumbo. Ambos os sexos são semelhantes.
Os juvenis têm marcas faciais menos proeminentes do que as aves adultas. Difere da carriça cabanis ( Cantorchilus modestus ) pelas listras mais claras das asas e pela coloração marrom-amarelada mais forte da parte inferior.
Habitat do garrinchão-de-barriga-vermelha
A garrinchão-de-barriga-vermelha prefere vegetação secundária , bem como arbustos e bordas de floresta. É visto regularmente perto da água. No norte da Venezuela é frequentemente encontrado em matas de galeria , no sul da Amazônia em paisagens de Várzea .
No Delta Amacuro é freqüentemente encontrado em um habitat misto com manguezais e manicárias . Ele se move na Venezuela em altitudes do nível do mar até 950 metros, no Equador até 300 metros.
Reprodução do garrinchão-de-barriga-vermelha
A época de reprodução da garrinchão-de-barriga-vermelha é longa. No Suriname dura de janeiro a setembro, na Venezuela de janeiro a pelo menos junho. Foi relatado no Panamá que os pares cooperam na incubação.
Uma pequena proporção dos menores permaneceu no territóriodos pais e pelo menos um ajudou a criar os filhotes. O ninho é construído por ambos os sexos, possui uma estrutura esférica de folhas mortas, grama etc. e um pequeno túnel de entrada que leva à câmara de criação.
É colocado a um metro ou mais acima do solo, regularmente sob uma palmeira. Ele constrói vários ninhos ao mesmo tempo. Uma ninhada consiste em dois a três ovos brancos com pequenas manchas marrons.
Excepcionalmente para uma carriça tropical, ambos os pais se reproduzem. Os filhotes ficam com os pais por algum tempo, durante o qual aprendem a cantar. O cuco listrado ( Tapera naevia ) usa regularmente seu ninho como parasita de ninhada .
Alimentação do garrinchão-de-barriga-vermelha
O garrinchão-de-barriga-vermelha alimenta principalmente de invertebrados. Besouros , himenópteros , besouros bicudos , borboletas e dípteros .
Canto do garrinchão-de-barriga-vermelha
A garrinchão-de-barriga-vermelha é uma complexa produção antifônica de ambos os sexos. Consiste em uma série repentina de tons agudos misturados com assobios curtos e claros.
Estes seguem um princípio orientador que é repetido regularmente e consiste em cerca de doze ou mais sons. Os machos jovens cantam canções antifônicas com suas mães, as fêmeas com seus pais. Seus sons incluem chi-cho-cho- choos rápidos.