Gaturamo-de-bico-grosso: características, reprodução, habita e alimentação
O gaturamo-de-bico-grosso ( Euphonia laniirostris ) é uma ave passeriforme do gênero Euphonia da família dos Fringilidae.
A eufonia-de-bico-forte é uma ave viva e vivaz que apresenta hábitos de vida essencialmente diurnos, passando a maior parte do dia à procura de alimento entre a vegetação arbustiva ou arbórea.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Para depois regressar ao pôr-do-sol para poleiros abrigados onde pernoitar longe de quaisquer predadores .
Características do gaturamo-de-bico-grosso
O gaturamo-de-bico-grosso mede 10cm de comprimento, pesa 13-16,5g. É uma ave de aspecto robusto, com cabeça arredondada, forte bico cónico com pontas ligeiramente adunco, asas pontiagudas e cauda quadrada.
Comparativamente às outras eufonias , a eufonia-de-bico-forte tem de facto um bico mais longo e forte, lembrando-se vagamente ao dos picanços (com os quais, no entanto, esta ave não partilha muito quer em termos de vida quer em hábitos filéticos .
Sendo vegetariana e aparentada aos canários e afins): essa característica rendeu à espécie tanto o nome comum quanto o científico .
A plumagem apresenta acentuado dimorfismo sexual . Nos machos, de facto, a cabeça (nuca, maçã do rosto, supercílio, lados do bico), o dorso, as asas e a cauda são preto-azulados.
Com a presença de reflexos metálicos azulados particularmente evidentes na garupa e no dorso : a testa na parte superior, a garganta, o peito, a barriga e a parte inferior são em vez de amarelo dourado.
As fêmeas, por outro lado, são maioritariamente de cor castanha, mais escuras e a tender para o verde azeitona dorsalmente (onde os remigesprimárias e rectrizes caudais tendem a escurecer) e mais pálidas na face e na zona ventral.
Que além disso têm tonalidades decididas de cor amarelada. Em ambos os sexos o bico é enegrecido, os olhos são castanhos escuros e as pernas também são enegrecidos.
Habitat do gaturamo-de-bico-grosso
A gaturamo-de-bico-grosso e é difundida em uma área bastante grande, que vai do sul da Costa Rica ao extremo noroeste do Peru e daqui do leste ao nordeste da Venezuela e região centro-oeste do Brasil .
O habitat destas aves é representado por uma grande variedade de áreas arborizadas no limite de áreas abertas: podem de facto ser observadas em áreas de floresta secundária, em clareiras no limite da floresta húmida.
Em áreas de pradaria com manchas arborizadas ou arbustivas , bem como em outras áreas mais antropizadas, como plantações, parques ou jardins suburbanos.
Reprodução do gaturamo-de-bico-grosso
O gaturamo-de-bico-grosso são aves estritamente monogâmicas , cuja época de reprodução se estende de março a setembro na parte norte da cordilheira e de dezembro a março na parte sul.
As operações de construção do ninho e cuidados com a prole são compartilhadas pelos dois parceiros , enquanto a ninhada é de responsabilidade exclusiva da fêmea, que entretanto é alimentada pelo macho, que também zela pelos arredores.
O ninho em forma de globo é construído na densa vegetação tecendo galhos e fibras vegetais e forrando o interior com penugem.
Nele são depositados 2 a 4 ovos, que são incubados por cerca de duas semanas, ao final das quais eclodem filhotes cegos e sem penas .
Que são alimentados e cuidados por cerca de três semanas, quando podem voar e seguir seus pais durante seus movimentos por mais dez dias, pelo menos, antes de finalmente partir e se dispersar.
Alimentação do gaturamo-de-bico-grosso
A dieta destas aves é maioritariamente frugívora , sendo maioritariamente constituída por bagas de Loranthaceae .
Fotos do gaturamo-de-bico-grosso