Gaturamo-do-norte: origem, características, reprodução, alimentação, comportamento, habitat e canto
O gaturamo-do-norte ( Euphonia rufiventris) é uma ave que pertence a família Fringillidae, conhecido também como tom-tom.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Origem
O gaturamo-do-norte é nativa da bacia amazônica na América do Sul.
Características do gaturamo-do-norte
O gaturamo-do-norte mede cerca de 11 cm de comprimento, o macho da espécie é inconfundível por ter cabeça, garganta e peito uniformemente preto-azulados e a barriga alaranjada.
Além disso, o macho tem o dorso, a cabeça, a garganta e a parte superior do peito preto-azulado uniformemente brilhantes, e o peito e a barriga laranja.
No entanto, ás vezes, uma mancha dourada aparece nas axilas, mas geralmente fica escondida, e a fêmea tem plumagem verde-oliva no dorso, com testa amarelada e mancha acinzentada na nuca; bochechas, nuca, lados do pescoço e peito verde vice amarelado, e o peito e o meio do ventre são acinzentados e o cristo é ruivo.
Reprodução do gaturamo-do-norte
Esta espécie de gaturamo tem em média 1 ninhada por estação com 3 ovos.
Comportamento
Geralmente o gaturamo anda aos pares e frequentemente junta-se a bandos mistos para forragear, o gaturamo-do-norte também forrageia em epífitas com outras eufonias, ele move sua cauda lateralmente regularmente.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de pequenos frutos.
Habitat
O gaturamo-do-norte habita em matas de terra firme e matas de várzea ou em plantações, seguindo bandos mistos nas copas.
Canto do gaturamo-do-norte
O canto do gaturamo-do-norte emite um rápido e profundo ele emite um som de chree-chree-chree-chree… e a sua chamada mais frequente é um drrt-drrt-drrt-drrt áspero e grave.
Distribuição geográfica
O gaturamo-do-norte pode ser encontrado na maior parte da Amazônia, exceto a região conhecida como Escudo das Guianas (ao norte do rio Amazonas e leste dos rios Branco e Negro), nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.