Gaturamo-verde ( Euphonia chrysopasta ) é uma ave passeriforme da família Fringillidae que pertence ao gênero dos eufonia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
São aves essencialmente diurnas, que vivem maioritariamente aos pares, mas que também podem ser observadas em grupos familiares de 4-6 indivíduos.
Passam a maior parte do dia à procura de alimento entre as árvores, mantendo-se em contacto chamando-se boo .
Características do gaturamo-verde
Gaturamo-verde mede 9–10 cm de comprimento, pesando 11–16,2 g, é uma ave de aspecto robusto, com cabeça arredondada, bico largo e cónico com pontas ligeiramente curvas e arestas vivas, asas pontiagudas e cauda quadrada.
A plumagem é bastante sóbria, se comparada com outras espécies de eufonia : é de facto castanho-esverdeada em toda a zona dorsal (topo, nuca, dorso, asas).
Mais escura nas penas de voo e na cauda, onde se torna enegrecida, enquanto a face, peito, ventre e flancos tendem a ser de cor ocre , com a presença de uma vistosa mancha cinza-esbranquiçada que cobre as bordas da boca, as laterais do bico até os olhos e o queixo.
dimorfismo sexualestá presente mas não muito acentuada: nas fêmeas o libré é globalmente menos brilhante (especialmente no que diz respeito ao amarelo da zona ventral), com ausência da mancha esbranquiçada facial e presença de zonas acinzentadas nos flancos e no ventre. Em ambos os sexos, o bico e as pernas são enegrecidos, enquanto os olhos são casta.
Habitat do gaturamo-verde
O habitat preferencial do gaturamo-verde é representado pelo dossel da floresta de várzea : em geral, essa espécie coloniza todas as áreas arborizadas não excessivamente densas, como as zonas de mata secundária e as bordas das matas primárias, os brejos e campos de corte.
Reprodução do gaturamo-verde
São aves monogâmicas : na natureza, há um pico de nidificação entre agosto e setembro.
O ninho em forma de globo é construído por ambos os sexos: tem uma parte externa de galhos e fibras vegetais entrelaçadas e uma câmara de criação interna forrada com penugem e material vegetal macio.
A fêmea põe 2-5 ovos, que incuba sozinha durante cerca de duas semanas, enquanto o macho a alimenta e vigia os arredores: as crias , cegas e sem penas à eclosão, cuidadas por ambos os progenitores, voam por volta da terceira semana de vida vida, permanecendo ainda perto do ninho por cerca de dez dias antes de se afastar dele definitivamente.
Alimentação do gaturamo-verde
Os gaturamo-verde são aves frutívoras , cuja dieta é composta de bagas e pequenos frutos, mas também inclui sementes e insetos.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).