Gavião-asa-de-telha ( Parabuteo unicinctus )é uma ave de rapina de médio a grande porte da família dos Accipitridae do gênero parabuteo .
As aves às vezes são relatadas em geral na Europa Ocidental , especialmente na Grã-Bretanha , mas é uma espécie popular na falcoaria e esses registros quase invariavelmente referem-se a fugas decativeiro .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O nome é derivado do grego para , que significa ao lado, próximo ou semelhante, e do latim buteo , referindo-se a uma espécie de urubu; uni significado uma vez; e cinctus significa cingido, referindo-se à faixa branca na ponta da cauda.
Características do gavião-asa-de-telha
Este falcão de tamanho médio é aproximadamente intermediário em tamanho entre um falcão peregrino ( Falco peregrinus ) e um falcão de cauda vermelha ( Buteo jamaicensis ).
Os gavião-asa-de-telha variam em comprimento de 46 a 59 cm e geralmente têm uma envergadura de cerca de 103 a 120 cm. Estes falcões têm uma plumagem acastanhada, ombros avermelhados e penas da cauda com uma base branca e ponta branca.
Eles exibem dimorfismo sexual com as fêmeas sendo maiores em cerca de 35%. Nos Estados Unidos, o peso médio dos homens adultos é de cerca de 701 g , variando de 546 a 850 g , enquanto a média das mulheres adultas é de 1.029 g, com faixa de 766 a 1.633 g.
Eles têm plumagem marrom escura com ombros castanhos, forro das asas e coxas, branco na base e na ponta da cauda, pernas longas e amarelas e cera amarela . As vocalizações do falcão de Harris são sons muito ásperos.
Habitat do gavião-asa-de-telha
Os gavião-asa-de-telha vivem em bosques esparsos e semi-desertos , bem como em pântanos (com algumas árvores) em algumas partes de sua distribuição (Howell e Webb 1995), incluindo manguezais , como em partes de sua distribuição na América do Sul.
Os gavião-asa-de-telha são residentes permanentes e não migram. Poleiros importantes e suportes de ninhos são fornecidos por árvores maiores espalhadas ou outras características (por exemplo, postes de energia , bordas de bosques , árvores mortas em pé, árvores vivas, pedras e saguaros ).
Reprodução do gavião-asa-de-telha
Eles nidificam em pequenas árvores, arbustos ou cactos. Os ninhos costumam ser compactos, feitos de gravetos, raízes de plantas e caules, e geralmente são forrados com folhas, musgo , casca e raízes de plantas. Eles são construídos principalmente pela fêmea.
Geralmente há dois a quatro ovos brancos a azulados , às vezes com manchas de marrom claro ou cinza. Os filhotes começam com um tom claro, mas em cinco a seis dias ficam com um marrom rico.
Muitas vezes, haverá três falcões cuidando de um ninho: dois machos e uma fêmea. Se isso é ou não poliandria é debatido, pois pode ser confundido com backstanding (um pássaro em pé nas costas de outro). A fêmea faz a maior parte da incubação .
Os ovos eclodem em 31 a 36 dias. Os filhotes começam a explorar fora do ninho aos 38 dias e emplumam , ou começam a voar, aos 45 a 50 dias. A fêmea às vezes se reproduz duas ou três vezes por ano.
Alimentação do gavião-asa-de-telha
A dieta do gavião-asa-de-telha consiste em pequenas criaturas, incluindo pássaros , lagartos , mamíferos e grandes insetos .
Comportamento do gavião-asa-de-telha
Esta espécie ocorre em grupos relativamente estáveis. Uma hierarquia de dominância ocorre nos falcões de Harris, em que a fêmea madura é a ave dominante, seguida pelo macho adulto e depois pelos filhotes dos anos anteriores.
Os grupos geralmente incluem de dois a sete pássaros. Os pássaros não apenas cooperam na caça, mas também auxiliam no processo de nidificação. Nenhuma outra ave de rapina é conhecida por caçar em grupos tão rotineiramente quanto esta espécie