O gavião-belo (Busarellus nigricollis ) é uma ave de rapina da família Accipitridae, conhecido também como gavião-lavadeira, gavião-velho, gavião-de-cabeça-branca, gavião-padre, gavião-panema e gavião-balaio e gavião-tenente.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o gavião-belo está associada à presença de extensos banhados, pântanos, campos inundados e manguezais, já que sua dieta consiste basicamente de peixes de água doce.
Pesca o dia todo, mesmo nas horas de calor, permanecendo na vara exposta esperando uma oportunidade de pescar, no final da tarde voa até uma árvore alta, próxima ou não, para passar a noite.
Subespécies
O gavião-belo possui duas subespécies reconhecidas:
– Busarellus nigricollis nigricollis (Latham, 1790) – ocorre das planícies alagadas da região central do México até a Amazônia brasileira e o leste da Bolívia;
– Busarellus nigricollis leucocephalus (Vieillot, 1816) – ocorre do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina até o sudeste do Brasil.
Características do gavião-belo
O gavião-belo é uma ave que mede entre 46 e 53 centímetros de comprimento, com uma envergadura total que varia entre 1,10 e 1,30 metro.
Nos adultos, a cabeça é branca suja, com uma coroa levemente manchada de marrom escuro, o manto, as asas e a cauda são inteiramente marrom-alaranjados com finas listras pretas confinadas à raque das penas.
As cores primárias são todas preta, os terciários são laranja-avermelhados com grandes bordas escuras, em vôo você pode ver que as asas são largas e arredondadas.
A cauda é curta, quadrada e preta com uma pequena ponta branca e 2 ou 3 finas listras vermelho-a laranjadas em sua base.
Reprodução do gavião-belo
Forma um ninho de varas em forma de plataforma localizado entre 12 e 15 metros em manguezais ou árvores à beira de pântanos.
É construído pelo casal, a fêmea põe um ou dois ovos brancos manchados de cinza e marrom, a incubação dura entre 35 e 40 dias e é realizada exclusivamente pela fêmea.
Durante este tempo, o macho alimenta a fêmea, os filhotes são alimentados por ambos os pais por cerca de 45 dias, eles se tornam totalmente independentes por volta dos 90 dias de idade.
Alimentação
O gavião-belo se alimenta de insetos, caramujos e principalmente peixes, os quais consegue capturar em águas rasas próximas à borda, segurando-os com os pés, graças aos dedos serrilhados e às unhas compridas e curvas.
Fotos do gavião-belo
Habitat
Esta ave habita em beiras de lagos, pântanos, campos inundados e manguezais.
Distribuição geográfica
O gavião-belo é encontrado em quase todo o Brasil e também do México à Argentina.