O gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor) é uma ave de rapina da família Accipitridae, também conhecido e tauató-caçador, gavião-caçador, gavião-risada e tauató-cinza.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, trata-se de um caçador de aves, que persegue desde sabiás, pombas até inhambus e saracuras, o gavião-bombachinha-grande é bastante discreto, raramente plana, costuma ficar em silêncio empoleirado no interior da mata de onde se lança atrás de suas presas.
Subespécies
O gavião-bombachinha-grande possui quatro subespécies:
– Accipiter bicolor bicolor: encontrado do sudeste do México, na península de Yucatán até as Guianas, Brasil e noroeste do Peru;
– Accipiter bicolor fidens: encontrado no sul do México, na região de Oaxaca, Veracruz e península de Yucatán;
– Accipiter bicolor guttifer: encontrado da Bolívia até o Paraguai, sudoeste do Brasil, no estado do Mato Grosso e no norte da Argentina;
– Accipiter bicolor pileatus: encontrado no Brasil da margem sul do rio Amazonas até o nordeste da Argentina.
Características do gavião-bombachinha-grande
O gavião-bombachinha-grande é uma espécie de ave de rapina exclusivamente florestal, medindo de 30 a 42 cm, o adulto apresenta plumagem cinza na parte ventral e cinza-escuro no dorso, com calções alaranjados e cauda com três barras cinza.
Reprodução do gavião-bombachinha-grande
Durante o período reprodutivo do gavião-bombachinha-grande ele costuma voar a grandes altitudes, solitariamente ou em pares, realizando uma série de acrobacias e vários mergulhos após uma sequência de batidas rápidas de asas.
Além disso, a espécie coloca de um a quatro ovos, que são incubados durante 33 a 37 dias, e a fêmea incuba os ovos na maioria das vezes, e o macho traz o alimento ao ninho.
Com relação aos filhotes são alimentados por cerca de sete semanas, embora alguns retornem de vez em quando pelas semanas seguintes de modo que os pais lhe deem algo para comer.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de de ave como por exemplo sabiás e pequenas pombas; come também pequenos mamíferos e lagartos.
O gavião-bombachinha-grande caça utilizando poleiros para localizar suas presas ou voando sobre as copas.
Distribuição geográfica
O gavião-bombachinha-grande se distribui por quase todo o Brasil.