Gavião-bombachinha: espécies, características, reprodução, alimentação e habitat
O gavião-bombachinha ( Accipiter bicolor) é uma ave accipitriforme da família Accipitridae, também é chamado de tauató-caçador, gavião-caçador, gavião-risada, tauató-cinza.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
O gavião-bombachinha possui quatro subespécies:
– Accipiter bicolor bicolor: ocorre do sudeste do México, na península de Yucatán até as Guianas, Brasil e noroeste do Peru;
– Accipiter bicolor fidens: ocorre no sul do México, na região de Oaxaca, Veracruz e península de Yucatán;
– Accipiter bicolor guttifer: ocorre da Bolívia até o Paraguai, sudoeste do Brasil, no estado do Mato Grosso e no norte da Argentina;
– Accipiter bicolor pileatus: ocorre no Brasil da margem sul do rio Amazonas até o nordeste da Argentina.
Características do gavião-bombachinha
O gavião-bombachinha é uma espécie exclusivamente florestal, medindo de 30 a 42 cm, o adulto apresenta plumagem cinza na parte ventral e cinza-escuro no dorso, com calções alaranjados e cauda com três barras cinza, e seu peso é de 205 a 250 gramas.
Reprodução do gavião-bombachinha
Durante a época de reprodução, costuma voar sozinho ou aos pares em altitudes elevadas, realizando uma série de acrobacias e mergulhos múltiplos após uma sucessão de batidas rápidas de asas.
Ela põe de um a quatro ovos, que são incubados por 33 a 37 dias, afêmea incuba os ovos na maior parte do tempo e o macho traz comida para o ninho.
Os filhotes são alimentados por cerca de sete semanas, com alguns voltando periodicamente nas próximas semanas para os pais os alimentarem.
A corte ocorre entre julho e agosto e sua época de reprodução geralmente começa entre outubro e novembro.
Alimentação
O gavião-bombachinha se alimenta de pequenas pombas, mamíferos e lagartos.
Hábitos
Devido ao seu comportamento críptico, provavelmente foi subestimado em pesquisas ornitológicas e pode ser mais comum do que parece.
Não se preocupa em caçar em áreas humanizadas, mas logo retorna às matas densas, a espécie requer áreas extensas e contíguas para completar seu ciclo de vida.
É comum vê-lo voando em média altitude para voar de uma floresta a outra.
Distribuição geográfica
O gavião-bombachinha é encontrado por quase todo o Brasil.