Gavião-caboclo: características, reprodução, alimentação e habitat
O gavião-caboclo (Buteogallus meridionalis) é uma ave de rapina que pertence a família dos acipitrídeos, conhecido também como gavião-casaca-de-couro, gavião-puva, gavião-terra, urupiranga, gavião-paracatejê, gavião-telha e parkatejê.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é encontrada do Panamá à Argentina e em todo o Brasil, mas na Amazônia apenas em alguns lugares, como leste do Pará e baixo Amazonas.
O gavião-caboclo é um animal solitário ou ave-mate comum em campos, pastagens, margens de áreas úmidas, manguezais, pequenas florestas de eucalipto em áreas rurais e no cerrado.
Características do gavião-caboclo
O gavião-caboclo é uma espécie de ave de rapina que mede cerca de 55 centímetros de comprimento, com plumagem ferrugínea.
O adulto é todo marrom avermelhado, com pontas das asas e cauda pretas e longas penas. Tem uma estreita faixa branca na cauda.
As pernas e pele nua das narinas, amarelas, o bico preto e olhos é castanho-avermelhados, tal como acontece com outros falcões, os jovens são muito diversos.
Além disso, as cores suaves, costas bronzeadas e barriga creme, com listras verticais escuras e meia gola escura, uma faixa clara acima dos olhos.
Reprodução do gavião-caboclo
Esta espécie se reproduz de julho a novembro, ele faz ninho a pouca altura, sobre árvores baixas ou palmeiras.
O gavião-caboclo põe apenas 1 ovo e raramente põe 2 ovos brancos.
Alimentação
Esta espécie alimenta-se de várias presas, como pequenos mamíferos, aves, cobras, lagartos, rãs, sapos e grandes insetos.
Habitat
O gavião-caboclo habita em áreas abertas, campos e cerrados.
Fotos do gavião-caboclo
Distribuição geográfica
O gavião-caboclo esta presente em quase todo o Brasil, com exceção de áreas densamente florestadas, ele é encontrado também do Panamá à Argentina.