Gavião-cinza: características, alimentação, reprodução e hábitat
O gavião-cinza (Circus cinereus) é uma ave accipitriforme da família Accipitridae, conhecido também como caracoleiro, gavião-bico-de-gancho, gavião-cinzento-do-banhado e tartaranhão-cinza.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o gavião-cinza é uma ave carnívora, da família Accipitridae, nativa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Malvinas, Peru, Paraguai e Uruguai.
Características do gavião-cinza
O gavião-cinza é menor do que a fêmea, possuindo comprimento médio de 40 centímetros, enquanto que a fêmea chega a 50 centímetros.
Além disso, tanto o macho como a fêmea possuem um colar de penas ao redor do pescoço, que quando eriçado faz a cabeça parecer maior.
Alimentação
Este ave se alimenta de pequenos pássaros, filhotes, sapos, pequenos mamíferos, lagartixas, répteis e insetos que são avistados durante o voo, come a presa no solo escondido entre a vegetação.
Reprodução do gavião-cinza
No início de outubro, constrói seu ninho na vegetação de brejo, bordas de regiões alagadas ou nelas, entre juncos e 10 cm acima do nível da água.
O ninho é forrado de plantas macias e penas, no qual a fêmea põe de 3 a 4 ovos azuis claros com tamanho médio de 46mm x 35mm.
Hábitat
Habita em vive nos banhados e brejos.
Distribuição geográfica
O gavião-cinza pode ser encontrado no Brasil nos estados da Região Sul, e no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de outros países da América do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai.