Gavião-de-anta (Daptrius ater) é uma de ave de rapina da família Falconidae encontrada nas planícies da Amazônia e da Guiana Francesa.
Eles são referidos localmente como Ger’ futu busikaka na República do Suriname ou juápipi {nẽjõmbʌ} pelos Emberá do Panamá e da Colômbia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ambos os nomes referem-se a várias espécies de aves dentro de Falconidae. O ornitólogo teuto-brasileiro Helmut Sick também se referiu a esta espécie como gavião-de-anta, traduzindo literalmente como “gavião-tapiro”.
Características do gavião-de-anta
O gavião-de-anta adulto é preto brilhante, exceto pela faixa branca distinta na base da cauda e pés e rosto amarelo a vermelho-alaranjado.
Os adultos parecem semelhantes aos de seu parente mais próximo, o carcará-de-garganta-vermelha , porém possuem asas e cauda distintamente longas e estreitas, além de bico preto.
Além disso, o caracará de garganta vermelha pode ser distinguido do caracará preto por suas gargantas vermelhas. O comprimento médio de um adulto é de 41 a 47 cm.
As fêmeas desta espécie pesam em média 350-440g e são tipicamente maiores que os machos que têm um peso médio de 330g.
Os juvenis podem ser identificados por sua plumagem preta opaca , rosto amarelo pálido e as 3-4 barras pretas encontradas nas rectrizes.
Ao observar o vôo à distância, é notável que Daptrius ater raramente voa, mas pode ser visto batendo continuamente.
Reprodução do gavião-de-anta
Existe apenas um registro observacional de um ninho de caracará preto no Brasil sendo construído a partir de galhos de 60 a 70 cm de comprimento e 25 m de altura em uma árvore. Pouco mais se sabe sobre seus comportamentos reprodutivos.
Habitat do gavião-de-anta
É encontrado na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e florestas secundárias muito pobres.
Tipos de habitat comuns são matas de galeria e savanas florestais localizadas a uma altitude de 0-900 metros. A caracarca preta também é encontrada em florestas de mangue e habitats florestais perturbados ao longo de corpos d’água.
Alimentação do gavião-de-anta
O gavião-de-anta é conhecido por comer quase tudo, desde vegetação até carniça e presas vivas; portanto, são melhor descritos como um alimentador oportunista.
Canto do gavião-de-anta
Esta espécie também pode ser identificada de outras espécies por suas chamadas kraaaa ásperas, penetrantes e de nota única que geralmente ocorrem durante o vôo.
Essa chamada geralmente é repetida várias vezes, geralmente terminando em um decrescendo. Não apresentam vocalizações diversas, restritas a variações de duração e volume de seu grito característico.
Comportamento
O gavião-de-anta é visto com mais frequência em pares ou grupos familiares de 3-4, mas pode ser visto sozinho. Eles foram observados voando em padrões retos com batidas contínuas, caminhando ao longo de rios e pousando em árvores altas.
Outros avistamentos comuns os associaram com a anta e a capivara , já que foram observados colhendo ectoparasitas da pele.
Essa interação pode ser considerada mutualística , pois as antas notavelmente solicitam o carcará preto próximo usando uma chamada e depois ficam imóveis para facilitar a remoção do carrapato.
Eles também são conhecidos por vasculhar assentamentos humanos e exibir a capacidade de pescar ao longo dos rios.