Gavião-de-cara-preta (Leucopternis melanops) é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae que pertence ao gênero dos Leucopternis .
Tradicionalmente, acredita-se que essa espécie de baixa densidade esteja restrita à Bacia Amazônica ao norte do rio Amazonas , mas existem vários registros ao sul desse rio, por exemplo, nos estados brasileiros do Pará e Acre e no sudeste do Peru .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Está intimamente relacionado com o falcão-de-sobrancelha-branca e são conhecidos indivíduos que apresentam um nível de intermediação entre as duas espécies, sugerindo que raramente se hibridizam .
Características do gavião-de-cara-preta
O gavião-de-cara-preta é um falcão de tamanho médio com plumagem preta e branca . Tem o ventre branco, uma grande cabeça branca estriada de preto e uma característica “máscara” preta. Abaixo da máscara preta, tem uma cera laranja escura e um bico com ponta preta. A parte de trás do falcão é escura até a cauda com algumas manchas . No entanto, uma única faixa branca se destaca perto da base da cauda.
A plumagem juvenil se assemelha à plumagem adulta, exceto que os juvenis têm listras pretas mais finas na cabeça, duas faixas brancas em vez de uma única na cauda, e marrom nas pontas das penas.
O gavião-de-cara-preta adulto se parece muito com o falcão-de-sobrancelha-branca juvenil . Ambos os falcões têm uma cabeça branca com listras pretas, uma máscara facial preta e manchas brancas nas costas.
A principal diferença entre as espécies irmãs é que há duas bandas brancas na cauda do falcão de sobrancelha branca juvenil , enquanto há apenas uma única banda no falcão de cara preta adulto.
Habitat do gavião-de-cara-preta
Apesar do status do gavião-de-cara-preta como sendo uma ave rara a incomum, é comum ao norte do rio Amazonas . Sua ocorrência ao sul da Amazônia é controversa devido à possível confusão com L. kuhli que ali ocorre.
No entanto, o consenso sobre os limites de alcance para L. melanops é da planície do Peru ao norte da Amazônia e nordeste do Equador até a Venezuela , sul da Colômbia , Brasil ao norte da Amazônia e Guianas .
O habitat preferido do falcão-de-cara-preta é dentro da alta floresta de planície da Amazônia. Também pode residir entre as bordas da floresta, ao longo de rios e manguezais .
Reprodução do gavião-de-cara-preta
Atualmente, nenhuma observação direta foi relatada sobre o comportamento reprodutivo da espécie. No entanto, supõe-se que este comportamento será semelhante ao da maioria das espécies dentro do gênero Leucopternis .
Nesse gênero, as aves de rapina fazem um ninho de galhos na copa de uma árvore e ambos os pais compartilham o cuidado parental incubando os ovos por um período de cinco semanas.
Alimentação do gavião-de-cara-preta
Muito pouca informação foi registrada sobre a dieta do gavião-de-cara-preta . Embora se suponha que o raptor deva ter uma dieta semelhante à das aves de seu gênero. cobras e outros répteis são as principais presas
Canto do gavião-de-cara-preta
A chamada de voz é um assobio penetrante, agudo e descendente: “KEEuuu” ou “KEEler” ou “ KEEyer”