Gavião-de-rabo-branco ( Buteo albicaudatus) é uma ave da família Accipitridae, é conhecido também por curucuturi, gavião-branco, gavião-de-cauda-branca e gavião-fumaça.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave de porte médio para grande, medindo entre 44 e 60 cm, em média. Ocorre, principalmente, no Centro, no Sul e no extremo norte brasileiro.
Subespécies
O gavião-de-rabo-branco possui três subespécies reconhecidas:
– Geranoaetus albicaudatus albicaudatus: ocorre do sudeste do Peru até a Bolívia, no Paraguai, no sudeste do Brasil, no Uruguai e no norte da Argentina.
– Geranoaetus albicaudatus colonus: ocorre nas Antilhas Holandesas e no norte da América do Sul, na bacia do Rio Amazonas.
– Geranoaetus albicaudatus hypospodius: ocorre do sul dos Estados Unidos da América, no sul do estado do Texas e no noroeste do México até o norte da Colômbia e noroeste da Venezuela.
Características do gavião-de-rabo-branco
O gavião-de-rabo-branco mede entre 44 e 60 centímetros de comprimento e pesa entre 865 e 1235 gramas, sua envergadura está entre 118 e 143 centímetros.
Além disso, esta ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acinzentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca com faixa subterminal preta.
Possui ombros e escapulares ferrugíneos, tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado, pode apresentar plumagem totalmente escura e somente a cauda permanece com o padrão normal.
Reprodução do gavião-de-rabo-branco
Faz ninho em árvores ou rochas com galhos secos, presta-se em pequenas árvores ou arbustos solitários, ambos com boa visibilidade.
O gavião-de-rabo-branco constrói e utiliza ninhos volumosos (até 80 cm de diâmetro) com galhos e galhos secos, que cobre com galhos folhosos, põe de 1 a 3 ovos com um período de incubação de 39-32 dias.
Alimentação
Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos, anfíbios e até outras aves menores, ele também vasculha as ruas em busca de atropelamentos.
É menos um predador especializado e mais um generalista, concentrando-se em presas pequenas e fáceis de capturar.
Ele pratica a perseguição atacando a presa de um galho, tronco, poste ou mesmo postes de luz, plana muito em busca de alimento e tem o hábito de navegar em pastagens abertas em busca de presas, ele procura fogueiras para pegar animais no chão ou no ar que tenham medo da fumaça.
Habitat
O gavião-de-rabo-branco vive em regiões campestres, savanas, campos de altitude e áreas urbanas.
Distribuição geografica
O gavião-de-rabo-branco esta presente em todo Brasil, podendo ser encontrado dentro de cidades, principalmente, no Centro, no Sul e no extremo norte brasileiro.