Gavião-do-banhado: características, reprodução, alimentação, hábitos e habitat
O gavião-do-banhado (circus buffoni ) é uma ave de rapina da família Acipitrídeos conhecido como gavião-do-mangue ou tartaranhão-do-brejo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o gavião-do-banhado é um gavião paludícola essa espécie de ave de rapina é endêmica da América do Sul.
No entanto, o seu alcance abrange a maior parte da América do Sul, em pastagens e zonas úmidas em todo o continente.
Características do gavião-do-banhado
O gavião-do-banhado é uma espécie que mede de 46 a 60 cm de comprimento, inconfundível ave paludícola de asas e cauda extremamente compridas.
Cor muito variável, com exceção das marcações da asa e cauda, machos com topos cor de ardósia, testa e sobrancelhas brancas, rémiges, coberturas cinza claro e cauda com listras pretas, garupa e barriga brancas, a última manchada de preto.
As fêmeas e imaturos listrados de marrom escuro por baixo, calças enferrujadas, há uma mutação preta ou marrom escura (polimorfismo) em ambos os sexos, com o padrão de asas e caudas inalterado
Reprodução do gavião-do-banhado
Esta espécie nidifica no solo, entre a vegetação de áreas alagadas, e o ninho é construído com grama e com a própria vegetação da área.
Já a postura é de 3 a 5 ovos, e as espécies do gênero costumam apresentar um comportamento poligâmico.
Alimentação
O gavião-do-banhado se alimenta de anfíbios, mamíferos, pássaros chocando no ninho, com seus ovos e filhotes, e outros pequenos animais.
Habitat
Esta espécie habita principalmente em culturas de arroz, áreas campestres e ao longo da orla marítima.
Hábitos
Localmente migratório, é encontrado nos mesmos habitats da harpia cinzenta (Circus cinereus) no sul, como pântanos e arrozais; também ocorre ao longo da costa e no interior.
Distribuição geográfica
O gavião-do-banhado é nativa da América do Sul, sendo encontrada em diversos países, como Venezuela, Colômbia, Paraguai e Argentina.
Ele também é encontrado em grande parte do Brasil, exceto na região amazônica e nas áreas mais áridas da região nordeste.