Gavião-do-igapó ( Helicolestes hamatus ) é uma ave de rapina sul-americana da família Accipitridae que pertence ao gênero dos Helicolestes .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É encontrado ao longo de uma faixa dispersa em partes florestais do norte tropical e centro da América do Sul , e no extremo leste do Panamá . A espécie foi recategorizada e mais uma vez foi removida do gênero Rostrhamus .
Características do gavião-do-igapó
A gavião-do-igapó é uma pipa cinza ardósia com asas largas e arredondadas e uma cauda curta e quadrada. A espécie varia de 36 a 41 centímetros de comprimento e possui uma envergadura de 80 a 90 centímetros.
Não há dimorfismo sexual na plumagem dentro da espécie; no entanto, as fêmeas tendem a ser maiores que os machos, pesando entre 367 e 485 gramas, enquanto os machos pesam entre 377 e 448 gramas.
Seu bico preto caracteristicamente afiado é enganchado, combinado com garras pretas afiadas. Seus olhos são amarelados e seu rosto e pernas são vermelho-alaranjados. Os juvenis se assemelham aos adultos, mas têm olhos castanhos e três faixas brancas estreitas na cauda.
Ambos os gêneros se assemelham ao milhafre-caracol macho , e o milhafre-de-bico-fino tem sido frequentemente incluído no mesmo gênero, Rostrhamus .
Os adultos se distinguem por seus olhos amarelos, em vez de vermelhos, e uma cauda visivelmente mais curta. Outras diferenças são encontradas em asas mais curtas e bicos mais finos.
Os filhotes de milhafres de bico fino ostentam uma plumagem mais semelhante à sua forma adulta do que os filhotes de milhafres à deles.
Habitat do gavião-do-igapó
O gavião-do-igapó é encontrado desde o Panamá , Colômbia , Venezuela , Guiana Francesa , Equador , Bolívia , Suriname até o Brasil .
Seu habitat são pântanos florestais, lagoas rasas, planícies de inundação do nível do mar até 750 m.No Suriname, é ocasionalmente encontrado em plantações.
Reprodução do gavião-do-igapó
Os gavião-do-igapó nidificam em árvores de 9 a 20 metros em áreas inundadas durante as estações chuvosas. Eles nidificam geralmente de junho a outubro, e o período de nidificação dura entre 98 e 112 dias.
Normalmente, dois ovos são postos e o período de incubação dura 30 dias. Os jovens podem ficar de pé com duas semanas de idade e voar com sucesso por 40 dias. Até as 7 semanas de idade, os filhotes são alimentados com pedaços de caracol de bico a bico pelos pais.
Os machos cortejam as fêmeas presenteando-as com caracóis e alimentando-as conta a conta, saindo e voltando com mais caracóis até que a fêmea aceite o namoro.
Alimentação do gavião-do-igapó
Alimenta-se principalmente de caracóis do gênero Pomacea , capturando-os em voos descendentes de um poleiro baixo e usando seu bico em forma de gancho para cortar a fixação da concha do caracol para que possa ser removido para consumo. Raramente se alimenta de caranguejos.
Canto do gavião-do-igapó
Sua chamada principal é um kee-ee-aay-aay-aay nasal que começa com um aumento acentuado na frequência seguido por um declínio constante. Esta chamada é frequentemente ouvida durante o vôo ou em resposta a predadores.
Sua segunda chamada é uma repetição de ker-ah com frequência oscilante (às vezes seguida pela repetição de ah-ah s) ouvida quando eles se aproximam de seu parceiro no ninho.