Gavião-gato: caracteristicas, habitat, reprodução e alimentação
Gavião-gato (Leptodon cayanensis)é uma ave de rapina encontrada em florestas abertas e pântanos da família dos Accipitridae do gênero leptodonte.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ele compartilha o gênero Leptodon com o extremamente raro milhafre de colarinho branco . Reproduz-se desde o leste do México e Trinidad ao sul até o Peru , Bolívia , Brasil e norte da Argentina .
Características do gavião-gato
O gavião-gato mede 46–54 cm de comprimento e pesa 410–605 g. Possui asas e cauda longa e, no adulto, a cor cinza da cabeça sobressai claramente sobre a branca do abdome e peito, assim como a preta do dorso.
A cauda, preta, possui três bandas brancas largas, sendo a mais proximal menor em largura e parcialmente escondida pelas penas do ventre. As pernas são robustas e de cor cinza-azulada, da mesma cor que a pele nua ao redor das narinas, enquanto o bicoé azul.
Os espécimes jovens têm uma plumagem diferente e podem apresentar-se em duas formas distintas, a clara e a escura. A forma clara é semelhante ao adulto, mas tem cabeça e pescoço brancos, com vértice e estrias oculares pretas, bico preto e patas amarelas.
A forma escura tem cabeça, pescoço e região dorsal enegrecidos, e uma região ventral amarelada margeada por listras escuras.
Habitat do gavião-gato
O gavião-gato é uma espécie com distribuição neotropical e está presente desde o México até o Paraguai e norte da Argentina . No Brasil está presente onde quer que haja áreas arborizadas, mas fora da Amazônia é considerado incomum .
Essa pipa habita matas e matas abertas, matas ciliares, matas secas e cerrados , sendo raramente vista em áreas de vegetação mais aberta. Ele vagueia pelas florestas e é capaz de voar a grandes alturas.
Apesar de seu tamanho, ele se move facilmente pela vegetação densa e é difícil de detectar. No vôo planado, ele se posiciona contra o vento e bate apenas as pontas das asas, mantendo as demais estacionárias. As asas, vistas de baixo, são pretas, com penas cinza claro.
Reprodução do gavião-gato
A maior parte das informações sobre a reprodução dessa espécie provém dos estudos de Thorstrom (1997) na Guatemala e de Carvalho Filho et al. (2005) no Brasil.
O ninho é uma estrutura feita de galhos colocados em uma árvore. Põe de 1 a 2 ovos brancos manchados de marrom , em média 53,1 × 41,5 mm. Thorstrom e Carvalho Filho et al. em ambos os casos, eles observaram os pais incubando os ovos e, posteriormente, fornecendo comida aos filhotes.
Nos três ninhos estudados por Carvalho Filho et al. no estado de Minas Gerais, a construção do ninho começou no mês de setembro, a incubação durou metade do mês de outubro e os filhotes estavam completamente cobertos de penas em novembro/dezembro do mesmo ano;
Alimentação do gavião-gato
A dieta dessa espécie é variada, sendo composta por larvas de insetos e insetos adultos como vespas , formigas , besouros e gafanhotos , além de ovos de aves e pequenos invertebrados , como moluscos .