O gavião-miudinho (Accipiter superciliosus ) é uma ave de rapina da família Accipitridae, conhecido como gavião-caçador-pequeno, tauató-í, tauató-mirim, gavião-mirim, gavião-passarinho, gavião-canário.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É um predador de pequenos pássaros, rápido em seus ataques e por seu comportamento discreto e tímido, é um dos falcões menos estudados do Brasil, habita florestas primárias e secundárias e bordas florestais.
Subespécies
O gavião-miudinho apresenta duas subespécies reconhecidas elas são:
– Hieraspiza superciliosa superciliosa: é encontrado do leste da Cordilheira dos Andes na Colômbia e Venezuela até as Guianas; no Equador, leste do Peru, Bolívia e também do leste do Brasil até o Paraguai e nordeste da Argentina na província de Misiones.
– Hieraspiza superciliosa fontainieri: é encontrada da Nicarágua até o oeste da Colômbia e do Equador;
Características do gavião-miudinho
O gavião-miudinho mede entre 24 e 27 centímetros de comprimento, pesando o macho por volta de 75 gramas e a fêmea entre 115 e 134 gramas.
A cabeça tem plumagem marrom escura que chega até a nuca, e suas costas são cinza.
A cauda é listrada com largas faixas cinza, partes superiores cinza ardósia e partes inferiores brancas ou castanhas com finas faixas cinza.
O bico curvo é curto com cera amarela, os olhos são amarelos ou alaranjados e cercados por pele nua amarelada.
Os tarsos são amarelos e seus pés têm dedos longos com garras pretas que são especializadas na captura de pássaros, especialmente pássaros pequenos como beija-flores. A fêmea se assemelha ao macho na aparência.
Comportamento do gavião-miudinho
É solitário, mas os pares podem ficar juntos durante todo o ano. Devido ao seu pequeno tamanho, hábitos florestais rigorosos e comportamento tímido que rapidamente voa pela vegetação, os registros no país são poucos e ocasionais, sugerindo que é um gavião raro ou pouco estudado.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de outras aves, inclusive beija-flores.
Habitat
O gavião-miudinho habita o estrato médio de florestas primárias e secundárias, mas é observado sobrevoando clareiras e plantações.
Fotos do gavião-miudinho
Distribuição geográfica
O gavião-miudinho ocorre da América Central à Argentina, no Brasil, possui duas populações separadas, na Amazônia e na costa do Sul e Sudeste.