Gavião-pedrês: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Gavião-pedrês ( Buteo nitidas ) é uma ave de rapina da família dos Accipitridae que pertence ao gênero dos Buteo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Às vezes é colocado no gênero Asturina como Asturina nitida . A espécie foi dividida pela Sociedade Ornitológica Americana do falcão cinza . O falcão de linha cinza é encontrado de El Salvador à Argentina, bem como na ilha caribenha de Trinidad .
Características do gavião-pedrês
O gavião-pedrês tem 38-46 cm de altura, o macho pesa 350-497, a fêmea ligeiramente maior 320-592 g, a envergadura é de 75 a 94 cm.
A plumagem é em grande parte cinza com uma fina faixa cinza escuro na parte superior e uma faixa branca mais larga na parte inferior, a cauda é preta com uma ou duas faixas brancas proeminentes.
A cabeça é mais pálida que o dorso. O olho é escuro, a cera e os pés são amarelos, as garras são escuras. Pernas, pescoço, cabeça e ventre são listrados em cinza claro com cinza escuro.
Os juvenis são marrom-escuros com manchas brancas e claras na parte superior, branco-creme com estrias marrons no peito na parte inferior, caso contrário, manchado, a cauda é marrom com barras escuras e ponta esbranquiçada.
Habitat do gavião-pedrês
O gavião-pedrês habita florestas com árvores esparsas e matas ciliares, às vezes em regiões semiáridas.
Também em grandes extensões de florestas tropicais esparsas, xerófitas ou decíduas. Muito raramente é encontrado em florestas úmidas (na Colômbia, em Urabá).
Reprodução do gavião-pedrês
O ninho é feito de gravetos e construído no alto de uma árvore. A ninhada usual é de um a três, geralmente dois ovos brancos a azuis claros. Os filhotes levam cerca de 6 semanas para emplumar.
Alimentação do gavião-pedrês
O gavião-pedrês alimenta-se principalmente de lagartos e cobras , mas também come insetos (como besouros e gafanhotos ), pequenos mamíferos (como coelhos , esquilos e ratos ), pássaros (como codornas e filhotes de pombas ), rãs , sapos , outros anfíbios e peixes .
Canto do gavião-pedrês
A chamada consiste em uma série de 3 a 8 assobios “wheeuw..wheeuw..wheeuw”, principalmente durante a época de reprodução, bem como um único tom como chamada de alarme.