O gavião-pombo-grande (Pseudastur polionotus) é um ave da família Accipitridae, conhecido como gavião-branco, urubitinga, gavião-de-rabo-curto e gavião-pombo-branco.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de gavião endêmico da Mata Atlântica e normalmente encontrado nos trechos mais preservados de florestas das regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil.
O gavião-pombo-grande é frequentemente observado planando nas horas mais quentes da manhã, muitas vezes junto a urubus e outros gaviões.
Espécie semelhante
O gavião-pombo-grande é morfologicamente muito similar ao gavião-pombo-pequeno, do qual se diferencia principalmente pelo maior porte, vocalização e pela coloração da ponta da cauda, sendo inteiramente branca, sem nenhum barrado e mais curta.
Características do gavião-pombo-grande
O gavião-pombo-grande é uma espécie de ave que mede cerca de 48 e 53 cm, com a região do dorso e asas cinza escuro, e em algumas coberteiras margeadas de branco.
Além disso, a cabeça, nuca e região do peito e ventre são de um branco imaculado, enquanto a cauda curta apresenta cor preta da base até a região mediana, branca no restante.
Com relação ao imaturo a cabeça e pescoço são rajados, com estrias cinza-amareladas.
Reprodução do gavião-pombo-grande
Na época da reprodução esta espécie de gavião faz o ninho com galhos secos no alto das árvores, e o casal realiza voos de cortejo e display durante os meses de inverno.
Alimentação
O gavião-pombo-grande se alimenta de aves, répteis e pequenos mamíferos.
Hábitos
Esta ave vive em florestas primárias e secundárias, mas existem várias observações de indivíduos frequentando matas bem alteradas e plantações.
Além disso, ele costuma sobrevoar a pouca altura a copa das florestas.
Distribuição geográfica
O gavião-pombo-grande pode ser encontrado na faixa litorânea do Brasil oriental, nordeste da Argentina e Paraguai.