Gavião-real: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
Gavião-real (Harpia harpyja) é uma ave de rapina da família Accipitridae, conhecido como gavião-de-penacho, guiraçu, harpia e uiraçu, gavião-rei, gavião-gato, urucotim, ouiracu e gavião-pega-macaco.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave.
Embora não seja a maior ave de rapina da Terra, é considerada a mais forte. O gavião-real tem um bico poderoso e garras maiores que as do urso pardo americano, suas pernas são tão grossas quanto um punho de macho adulto.
Tem uma taxa de crescimento populacional muito lenta. Este facto, aliado à destruição de grandes áreas de floresta e à caça indiscriminada, torna a espécie em risco de extinção no nosso país.
Além disso, o gavião-real pode ser encontrada na região amazônica e em alguns pequenos trechos de Mata Atlântica da região sudeste, especialmente no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
Características do gavião-real
O gavião-real é uma ave de grande porte, sendo considerada a mais forte do planeta.
Ela mede entre 90 e 105 centímetros de comprimento e apresenta uma envergadura de mais de 200 centímetros.
Os sexos são semelhantes, mas a fêmea é muito maior, seu peso varia entre 4 e 4,8 kg para machos e entre 7,6 e 9 kg para fêmeas.
Os adultos têm as partes superiores cinzentas escuras, as asas são largas, relativamente curtas e arredondadas.
A cauda longa é listrada de branco e tem a ponta arredondada, a parte inferior é branca, exceto por uma faixa cinza escuro no peito.
As coxas são brancas, finamente listradas de preto, a cabeça é cinza, mais pálida do que as outras partes superiores, com um distinto tom cinza.
Tem uma bela crista erétil com penas de diferentes tamanhos na parte occipital da cabeça, o bico adunco é robusto e de cor cinza escuro e tem meninges cinza-escuras quase pretas.
Os olhos são castanhos escuros e as pernas e pés são amarelos, os pés são fortes e têm longas garras pretas.
Reprodução do gavião-real
Nidifica no alto das árvores maiores, como as sumaúmas e os castanheiros, de onde observa tudo à sua volta.
O ninho, do tamanho de um Tuiuiús, é feito de galhos, ela põe 2 ovos esbranquiçados pesando cerca de 110g entre setembro e novembro e tem um período de incubação de 52 dias.
Normalmente apenas um filhote sobrevive, o cainismo pode ocorrer e leva cerca de 5 meses para voar e 2 a 3 anos para se tornar adulto, dependendo dos cuidados dos pais por um ano ou mais.
A espécie não se reproduz todos os anos, pois leva mais de um ano para completar a estação reprodutiva.
Alimentação
Alimenta-se de animais de grande porte como preguiças, mutuns, quatis, macacos-prego e bugios, veados, araras-azuis, seriemas, tatus, caranguejos, iguanas e cobras.
Rápido e forte em seus ataques, ele pode atacar preguiças agarradas a galhos, há relato da captura de um bugio macho pesando em torno de 6,5 kg.
Hábitos
O gavião-real habita em florestas primárias densas e florestas de galeria e vive solitário ou aos pares na copa das árvores, apesar do seu tamanho, é bastante ágil e difícil de ser visto.
Fotos do gavião-real
Canto do gavião-real
O gavião-real possui o canto em forma de assobiado, forte e bem audível à distância.
Distribuição geográfica
O gavião-real pode ser encontrado no Brasil em regiões florestais remotas, sobretudo na Amazônia, ou em áreas protegidas, como reservas de Mata Atlântica.
Além disso, existem registros também para o cerrado, pantanal, México à Argentina.