Gralha-azul: características, alimentação, reprodução e canto
A gralha-azul ( Cyanocorax caeruleus ) é um pássaro da família dos corvídeos, conhecido também como gralha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, no folclore do estado do Paraná, este pássaro é creditado por formar e cuidar das florestas de araucárias como uma missão divina, razão pela qual as espingardas explodiriam ou não disparariam se apontadas para eles.
Além disso, a ave, que, como já mencionado, está associada à floresta das Araucárias e ao estado famoso pelo bioma, conforme a Lei Estadual nº 7.957 de 1984, que a consagra como a ave símbolo daquele estado.
No estado do Paraná, embora intimamente associada às florestas de araucárias, é muito mais comum em áreas da Mata Atlântica da planície litorânea.
Características da gralha-azul
A gralha-azul é uma ave passeriforme, com cerca de 40 cm de comprimento, globalmente azul claro, com penas pretas na cabeça, nuca e parte superior do peito.
Machos e fêmeas têm a mesma plumagem e aparência, embora as fêmeas sejam geralmente menores.
As gralhas-azul são pássaros muito inteligentes, superados apenas pelos papagaios. Sua comunicação é bastante complexa, composta por pelo menos 14 termos vocálicos (gritos) muito diferentes e significativos.
Semelhantes aos gaios-azuis bandos formam bandos de 4 a 15 indivíduos hierarquicamente bem organizados, incluindo divisões de clãs, bandos que permanecem estáveis por até duas gerações.
Reprodução da gralha-azul
Na época de reprodução, que começa em outubro e vai até março, todos os indivíduos trabalham para construir ninhos nas partes mais altas das árvores mais altas, preferencialmente na copa central da araucária quando presente.
No ninho de galhos com cerca de 50 cm de diâmetro em forma de xícara, são depositados em média 4 ovos de cor verde-azulada com numerosos pontos de luz.
Alimentação
A gralha-azul é uma ave onívora que se alimenta de frutos diversos, pinhão, ovos e filhotes de outras aves, pequenos vertebrados e invertebrados, e restos de alimentos humanos, como pão.
Canto da gralha-azul
Fotos da gralha-azul
Distribuição geográfica
A gralha-azul pode ser encontrada na floresta de araucárias do sul do Brasil, desde o sul do Estado do Rio de Janeiro para o sul, até o Estado do Rio Grande do Sul, sendo frequente na Mata atlântica da Serra do Mar.