A gralha-calva (Corvus frugilegus) é uma espécie de ave que pertence a família Corvidae, conhecido também como frouva ou uma cornelha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie vive em terrenos agrícolas e outras áreas semiabertas com sebes e grupos de árvores altas onde nidifica colonialmente.
A gralha-calva procura alimento no solo, geralmente em bandos, associando-se frequentemente com outras gralhas tais como a gralha-de-nuca-cinzenta.
Espécies
A gralha-calva possui duas subespécies:
– C. frugilegus frugilegus;
– C. frugilegus pastinator;
Características da gralha-calva
A gralha-calva é uma ave robusta e de aspecto esguio, dotadas de cabeça arredondada dotada de bico longo, reto e pontiagudo, pescoço robusto, asas com dedos longos, patas fortes e cauda em forma de cunha e de comprimento médio.
A espécie tem a aparência típica dos corvos, dos quais se distingue imediatamente (sobretudo os adultos, enquanto nos juvenis esta característica ainda não está desenvolvida) pelo rosto nu.
Reprodução da gralha-calva
Os ninhos da gralha-calva são feitos com ramos, ervas e raízes e guarnecidos com penas, lã e crinas de outros animais.
Além disso, estes materiais são recolhidos pelo próprio casal ou roubados em ninhos que não estejam guardados e a postura, de 3 a 5 ovos, ocorre durante o mês de Março.
Com relação ao período de incubação é de 16 a 18 dias e as crias são alimentadas por ambos os pais, abandonando o ninho com aproximadamente 35 dias de idade.
Alimentação
Esta espécie de ave é omnívora, e se alimenta de insetos, caracóis, pequenos mamíferos, vermes e outros invertebrados, bem como de frutas, cereais e, em zonas urbanas, restos de comida humana.
Habitat
A gralha-calva habita em zonas de bosques, campos agrícolas, e locais abertos com árvores esparsas.
Fotos da gralha-calva