Gralha-cancã: características, habitat, reprodução e alimentação
Gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon) é uma especie de ave da família dos Corvidae que pertence ao gênero dos Cyanocorax.
O gralha-cancã é uma ave de hábitos de vida essencialmente diurnos, que passa a maior parte do dia entre os ramos das árvores ou arbustos ou no chão dedicando-se maioritariamente à procura de alimento.
Desloca-se sozinho, aos pares ou em pequenos grupos que normalmente possuem composição familiar, sendo composta por um casal reprodutor e pelos descendentes da ninhada do ano anterior.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do gralha-cancã
O Gralha-cancã mede 35cm de comprimento, pesando 110-160g .São aves de aspecto atarracado e robusto.
Com grande cabeça oval e alongada dotada de crista frontal eréctil bastante longa, particularmente evidente no vértice, bem como bico forte e cónico com extremidade ligeiramente adunco, olhos grandes, longos asas com dedos, cauda bastante alongada e patas com garras fortes.
A plumagem é preta na cabeça, garganta e parte superior do peito: nuca (como de fato se pode adivinhar pelo nome comum ), ombros e região escapular são de cor branca leitosa, que se transforma em creme no peito, barriga, flancos e ponta das penas da cauda.
O dorso é acinzentado, enquanto as asas e a garupa são de uma cor marrom-avelã quente: as penas de voo , coberturas e cauda são mais escuras e tendem para a cor café.
A sobrancelha e as bochechas (a estas últimas a espécie deve o seu nome científico ) são de cor azul-azulada, sendo as primeiras mais claras que as segundas.O bico e as pernas são enegrecidos, enquanto os olhos são amarelos.
Habitat do gralha-cancã
O habitat dessas aves é representado pela floresta seca (incluindo os ambientes caatinga e cerrado ) acima de 400 m de altitude , tanto primária quanto secundária, inclusive bastante degradada.
Distribuição geográfica
O gralha-cancã é endêmica do Brasil , do qual ocupa uma grande faixa costeira atlântica que inclui grande parte da região nordeste e sudeste do país.
Estendendo-se do Maranhão ao Ceará e à Paraíba , indo para o sul até o sudeste da Bahia São Paulo (onde, no entanto, a espécie é rara), e no interior através do sudeste do Pará (alto Rio Xingu , área de Gorotire ) ao sul até Mato Grosso e oLeste de Goiás e Minas Gerais .
Reprodução do gralha-cancã
São aves monogâmicas , cuja reprodução ainda é pouco conhecida, pois a única informação refere-se a observações de ninhos (estruturas bastante grosseiras em forma de taça construídas com ramos entrelaçados entre os ramos de uma árvore a cerca de 3 m acima do solo).
No entanto , há razões para acreditar que as modalidades reprodutivas destas aves não diferem significativamente, tanto no que diz respeito às modalidades como ao tempo, do que pode ser observado nos outros corvídeos .
Alimentação do gralha-cancã
Estas aves têm uma dieta omnívora, alimenta-se principalmente por insectos como formigas e outros invertebrados como aranhas , bem como por pequenos vertebrados e ovos) e vegetais. (bagas, frutas, néctar , grãos).
Estado de conservação do gralha-cancã
O gralha-cancã tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).