Gralha-da-guiana (Cyanocorax cayanus) é uma ave da família Corvidae, que pode ser encontrada no Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, matagal árido tropical ou subtropical e florestas secundárias altamente degradadas.
A gralha-da-guiana se move pela floresta em grupos barulhentos, mas pode ser difícil de ser bem visto, às vezes acompanha grupos de Japu e caciques, se alimentando de flores e frutos.
Características da gralha-da-guiana
A gralha-da-guiana é uma ave que mede 33cm de comprimento, esta espécie possui a cabeça, pescoço e peito negros.
Por outro lado a nuca e ventre é de cor branca e as costas e asas azuis, sem marcas, já a cauda azul com pontas brancas.
A gralha-da-guiana possui duas marcas brancas, uma pequena acima dos olhos e outra maior abaixo deles.
Reprodução da gralha-da-guiana
Esta espécie nidifica em árvores isoladas em áreas abertas em zonas florestais adjacentes de 2 a 5 m ou mais de altura na Venezuela e no Suriname.
Os filhotes continuam recebendo comida do rebanho mesmo depois de saírem do ninho.
Habitat
Esta ave habita em florestas densas contínuas, preferindo as bordas de matas ralas sobre solos arenosos ou matas secundárias abertas, eles se deslocam-se em bandos de 12 ou mais indivíduos.
Distribuição geográfica
A gralha-da-guiana pode ser encontrada no nordeste da Amazônia até 1100m, com registros no Amapá, Roraima, norte do Pará e arredores de Manaus, capital do Amazonas, também nas Guianas e Venezuela.