Gralha-de-bico-amarelo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Gralha-de-bico-amarelo (Pyrrhocorax graculus) é uma espécie de passeriforme da família Corvidae pertencente ao gênero Pyrrhocorax .
Suas duas subespécies se reproduzem nas montanhas do Paleártico , da Espanha e Marrocos à China . Está entre as aves que nidificam na maior altitude.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave tem uma plumagem preta brilhante, o bico amarelo que lhe dá o nome, patas vermelhas e emite cantos característicos. Também se caracteriza por seus voos acrobáticos.
As gralhas-de-bico-amarelo acasalam por toda a vida e muitas vezes nidificam ano após ano no mesmo local, geralmente um buraco ou fenda no topo de um penhasco.
Características do gralha-de-bico-amarelo
Os adultos da subespécie nomeada de gralha-de-bico-amarelo têm plumagem preta brilhante, bico amarelo curto, íris marrom dos olhos e pernas vermelhas.
É ligeiramente menor que a gralha-de-bico-vermelho, com 37–39 centímetros de comprimento, dos quais a cauda mede 12-14 cm, e tem uma envergadura entre 75-85 cm, pelo que tem uma cauda proporcionalmente mais longa e asas mais curtas do que seu parente.
A aparência de ambos os sexos é idêntica, embora os machos sejam em média ligeiramente maiores. Os juvenis são menos vistosos que os adultos, têm bico amarelo menos brilhante e pernas acastanhadas.
É difícil confundir a Gralha-de-bico-amarelo com outras espécies, embora a Gralha e a Gralha-de-bico-vermelho coincidam. A gralha é menor e tem plumagem cinza escura opaca, e a gralha-de-bico-vermelho tem um bico vermelho mais longo.
Habitat do gralha-de-bico-amarelo
A gralha-de-bico-amarelo se reproduz nas montanhas da Espanha, no oeste, no sul da Europa e nos Alpes , através da Ásia Central e do Himalaia até o oeste da China, no leste.
Há também populações em Marrocos , Córsega e Creta . É uma espécie sedentária em toda a sua distribuição, embora as aves do Marrocos tenham estabelecido uma pequena colônia perto de Málaga , no sul da Espanha, e vagabundos tenham sido registrados na República Tcheca , Hungria e Chipre .
Reproduçao do gralha-de-bico-amarelo
As gralhas-de-bico-amarelo são socialmente monogâmicas , mostrando alta fidelidade de acasalamento no verão e no inverno ao longo dos anos.
O período de nidificação inicia-se geralmente no início de maio, não nidificam em colónias, embora em habitats adequados vários casais possam nidificar muito próximos.
A ninhada é composta por 3–5 ovos esbranquiçados brilhantes, com tamanho médio de 33,9×24,9 mm, 29 de tons creme ou esverdeados e salpicados de pequenas manchas castanhas.
Eles são incubados pela fêmea por um período de 14 a 21 dias até a eclosão. 13 Os filhotes eclodem cobertos por uma densa camada de penugem , ao contrário dos da gralha-de-bico-vermelho que eclodem quase nus, 30 e levam de 29 a 31 dias para se desenvolver.
Alimentação do gralha-de-bico-amarelo
A gralhas-de-bico-amarelo é um onívoro . Assim como a gralha, alimenta-se principalmente de invertebrados e frutas, mas apresenta maior oportunismo na alimentação e também consome com boa vontade outros tipos de alimentos.
Canto do gralha-de-bico-amarelo
As chamadas do tipo priip e swiiuu da gralha-de-bico-amarelo são bem diferentes da gralha-de-bico-vermelho e da gralha, que são mais semelhantes à chamada típica do corvídeo chii-ow .
Ele também emite uma chamada de alarme churr vibratória e emite outros sons ao descansar ou se alimentar.