A gralha-do-campo ( Cyanocorax cristatellus) é uma ave passeriforme da família Corvidae conhecido como gralha-de-topete, gralha-do-peito-branco, espanta-boiada, cancão-da-chapada, pega e gralha-do-cerrado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é encontrada no cerrado, áreas semiabertas, plantações de árvores e ocasionalmente em jardins, onde geralmente são encontradas em pequenos e barulhentos grupos.
Características do gralha-do-campo
A gralha-do-campo é uma ave que alcança até 40 centímetros de comprimento e pesa 178 gramas, esta ave possui asas longas e cauda curta e tem um característico topete frontal alongado.
Plumagem da gralha-do-campo é azul-escuro e parte interior do pescoço e garganta preta, barriga e ponta da cauda brancas.
Assim como outras gralhas brasileiras apresenta a parte inferior branca e a superior negra e azul, pode ser confundida com a gralha-picaça, mas enquanto a última apresenta uma crista mais alta na nuca, íris amarela e uma região azul ao redor dos olhos, a gralha-do-campo apresenta um topete mais alto na região próxima ao bico, a íris vermelha e a cabeça inteiramente negra.
Reprodução do gralha-do-campo
O ninho é feito de galhos sustentados por galhos mais grossos, a postura geralmente consiste em três a quatro ovos azuis claros manchados com manchas marrons.
A incubação dura de 16 a 18 dias, a replicação é feita cooperativamente, várias fêmeas podem colocar seus ovos no mesmo ninho e quase todos os indivíduos ajudarão a proteger e alimentar os filhotes.
Alimentação
A gralha-do-campo é uma ave Onívora, sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, bagas, pequenos répteis, ovos de outras espécies de pássaros e de aves domésticas como a galinha.
Hábitos
A gralha-do-campo vive em bandos e voa alternando o ritmo das batidas com vôos planados, ele locomove-se facilmente entre os galhos fechados de uma árvore, dando pulos e fazendo vôos curtos.
Os rebanhos são tipicamente territoriais e tendem a percorrer a mesma rota todos os dias, tornando previsíveis os horários de visita a locais específicos em alguns casos.
Eles podem ser encontrados em vários locais, mas raramente descem ao solo, eles passam a maior parte do tempo em árvores altas, mesmo espécies introduzidas como eucaliptos e pinheiros.
Fotos da gralha-do-campo
Distribuição geográfica
A gralha-do-campo é encontrado no leste do Brasil, Típica da Região Centro-oeste (Goiás e Mato Grosso), está presente também do Piauí, Maranhão e sul do Pará até Minas Gerais e São Paulo, Paraguai e Bolívia.