Gralha-do-pantanal ( Cyanocorax cyanomelas) é uma ave que pertence á família Corvidae, também conhecida como gralha-cinza.
Esta espécie de gralha é nativa da América do Sul, a ave vive em bandos pouco coesos com até 10 indivíduos, que percorrem áreas florestadas e bordas de mata, frequentando também áreas abertas com árvores dispersas; às vezes descem ao solo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da gralha-do-pantanal
Gralha-do-pantanal é um pássaro de grande porte, a ave mede cerca de 37 cm, a garganta e peito são pretos.
Porém o restante do corpo é de um tom violeta forte, passando por uma área acinzentada escura e o seu bico é forte e preto e a cauda de cor violeta mais viva por cima.
Reprodução da gralha-do-pantanal
Esta ave é social durante todo o ano, o ninho é construído com gravetos e parece haver cooperação entre todas para criar os filhotes, e o seu ninho é de difícil localização.
Alimentação
As gralhas-do-pantanal sempre se alimentam em em grupos, alguns até com 12 gralhas, eles patrulham o ambiente em busca de alimento.
São aves onívoras, e comem desde pequenos invertebrados até filhotes de outras aves, bem como frutos e também podem destruir e comer colmeias de marimbondo.
Habitat
A espécie habita matas secas, carandazais, bacurizais, matas de galeria, cerradões, capoeiras e pântanos.
Canto da gralha-do-pantanal
A gralha-do-pantanal é é uma ave barulhenta, e emite um som de cra, cra, cra rouco e forte, quando está pousada ou durante o voo, que é um tanto pesado.
No entanto, o seu canto possui diversas variações como um jeeer áspero e baixo.
Esta espécie tem o costuma se mover em grupos, produzindo chamados roucos pelo sub-bosque ou dossel da borda e interior de florestas altas.
Porém no menor sinal de perigo ou para manter contato emitem o chamado característico, um grasnado grave e curto, várias vezes repetido.
Distribuição geográfica
A gralha-do-pantanal pode ser encontrada nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.