Gralha-picaça: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e predadores
Gralha-picaça ( Cyanocorax chrysops) é uma espécie de ave que pertence a família Corvidae, conhecido como gralha-picaça, cancã, gralha, gralha-do-mato e uraca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie encontra-se em estado pouco preocupante, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Subespécies
A gralha-picaça possui quatro subespécies reconhecidas:
– Cyanocorax chrysops chrysops: encontrado no sudeste do Brasil até o Paraguai, Uruguai, Norte da Bolívia e nordeste da Argentina.
– Cyanocorax chrysops diesingii: encontrado no norte do Brasil ao sul do rio Amazonas.
– Cyanocorax chrysops insperatus: encontrado na Amazônia brasileira, no norte do estado de Mato Grosso na Serra dos Caiabis e no sul do estado do Pará a leste do Rio Tapajós, na Serra do Cachimbo.
– Cyanocorax chrysops tucumanus: encontrado no noroeste da Argentina, nas províncias de Salta, Tucumán, Catamarca e La Rioja.
Características do gralha-picaça
A gralha-picaça é uma elegante ave de porte médio, plumagem escura e peito amarelo-creme, a cauda volumosa também é de cor creme, superior e inferior, para a metade inferior.
Além disso, as penas negras do píleo formam uma almofada, saliente no occipital como uma bola, destaca-se uma mancha pós-ocular e a nuca azul-esbranquiçada reluzente e mais um desenho azul sob o olho e o bigode, íris amarelo-enxofre, barriga e parte terminal da cauda branco-amareladas.
Esta espécie também possui em média 34 centímetros de comprimento, 17 centímetros de cauda e aspecto delgado.
Reprodução da gralha-picaça
Esta espécie de gralha vive em bandos de 10 a 20 indivíduos fora da época reprodutiva, quando desfaz-se o bando e formam-se casais.
O ninho é construído em árvores altas e espinhentas, composto por fortes varas porém ralos, podendo os ovos cair através delas.
A gralha-picaça põe de 6 a 7 ovos grandes, azul-celeste ornados de desenhos brancos.
Alimentação
A gralha-picaça se alimenta de insetos, frutos e as vezes ovos de outras aves, é muito perseguida por granjeiros por roubar os ovos de dentro dos galinheiros e pode frequentar comedouros com sementes ou quirera de milho.
Habitat
Esta espécie habita na mata, ele têm preferência por locais altos da floresta, e sempre que possível, retiram os pinhões ainda da pinha.
Predadores
Os predadores da gralha-picaça são teiú e o falcão-relógio
Canto da gralha-picaça
A gralha-picaça possui um canto tagarelante, ele imita vozes de outras aves e mamíferos.
Fotos da gralha-picaça
Distribuição geográfica
A gralha-picaça pode ser encontrado na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, no Brasil em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.