Gralha-violácea ( Cianocorax violaceus ) é uma espécie de ave pertencente à família Corvidae , também conhecido como urraca corobero.
É encontrado na Bolívia , Brasil , Colômbia , Equador , Guiana , Peru e Venezuela . Os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas antigas degradadas .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do gralha-violácea
È uma Ave de 33 cm, Ligeiramente cristado; geralmente parece opaco no campo. Cabeça, garganta e parte superior do tórax são pretos.
A banda nucal branca leitosa se intensifica para azul-violeta opaco em outras partes da plumagem. Parte inferior mais pálida e giratória tingida.
É observada em grupos de diferentes tamanhos que se movem por todos os lados do estrato de matas úmidas, secas, secundárias, de galeria e áreas abertas com árvores isoladas.
Habitat da gralha-violácea
Distribui-se no sudoeste e noroeste da bacia amazônica, desde o norte da Bolívia, passando pela Amazônia oriental do Peru e Equador, a Amazônia colombiana e a bacia do rio Orinoco e além, até o norte da Venezuela.
A cordilheira fica a leste da cordilheira dos Andes, exceto no norte da Colômbia e Venezuela. No sudoeste da Guiana (sudoeste do Escudo das Guianas), no estado de Roraima, Brasil e no rio Amazonas.
Alimentação do gralha-violácea
São aves onívoras , que se alimentam em proporção quase igual de alimentos de origem animal ( insetos , invertebrados , larvas , pequenos vertebrados como camundongos , lagartos e anfíbios , além de ovos e filhotes) e de origem vegetal (bagas, frutos maduros, grãos).
reprodução do gralha-violácea
São aves monogâmicas , cujos pares (ao contrário do que se pode observar em muitas espécies de gaios-americanos) parecem nidificar em solidão.
A estação reprodutiva não foi identificada com precisão: os espécimes do norte da cordilheira desovam já no início de abril, enquanto nos llanos a desova não parece ocorrer antes do mês de julho .
Os dois sexos colaboram tanto na construção do ninho (uma estrutura em forma de taça com uma plataforma envolvente, formada por ramos entrelaçados e forrada internamente com fibras vegetais) como na incubação (a fêmea encarrega-se da incubação.
Enquanto o macho cuidado de manter o ambiente e encontrar comida para si e para sua companheira) e na criação dos filhotes, que, cegos e sem penas quando eclodem, voam para longe com cerca de três semanas de idade e permanecem com seus pais por mais alguns meses antes dispersar.
Canto do gralha-violácea
O repertório vocal destas aves, bastante ruidosas, apresenta-se bastante limitado e monótono: os chamamentos do gaio-arroxeado consistem, na verdade, num assobio explosivo e degradante, emitido com intensidade e aspereza diferentes conforme a situação.