Grazina: características, habitat, reprodução, alimentação e comportamento
A grazina (Gygis alba) é uma ave que pertence á família Sternidae, também conhecida como viuvinha-branca e noivinha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A grazina vive em águas equatoriais de ilhas oceânicas do Pacífico, Índico e Atlântico sul.
Características da grazina
A grazina mede cerca de 33 cm de comprimento, com plumagem toda branca, olhos grandes e escuros e bico preto pontiagudo, ele põe um único ovo em um galho horizontal ou na cavidade de uma pedra.
Reprodução da grazina
Nos ninhos esta ave põe um único ovo que é colocado diretamente em um galho ou em uma pedra.
Em Fernando de Noronha também nidifica nas fendas do cume, na face oeste desta rocha, o filhote fica no local de nascimento por algumas semanas e apresenta uma mancha marrom clara no dorso.
Alimentação
A grazina é uma ave que pesca peixes pequenos na superfície do mar, nunca mergulhando, e busca o alimento mais ao crepúsculo, em bandos pequenos ou em casais.
Comportamento
Esta espécie é notável por colocar seus ovos em galhos finos nus em uma pequena bifurcação ou depressão sem ninho.
Esse comportamento é incomum para as andorinhas-do-mar, que normalmente nidificam no chão, e até mesmo o noddy preto que nidifica nas árvores constrói um ninho.
Supõe-se que a razão para a falta de ninhos seja a redução dos parasitas dos ninhos, o que em algumas aves marinhas coloniais pode levar ao abandono de toda uma colónia.
Apesar desses benefícios, há um custo associado à nidificação das árvores, pois os ovos e filhotes são propensos a serem deslocados por ventos fortes. Por esse motivo, a andorinha-do-mar também reage rapidamente quando perde o ovo.
Fotos da grazina
Distribuição geográfica
A grazina é encontrado no Brasil, vive apenas em Fernando de Noronha, Abrolhos, Trindade e Martim Vaz, mas ocorre também na ilha Ascensão e ilha Santa Helena, no oceano Atlântico.