Green broadbill: características, habitat, reprodução e alimentação
Green broadbill ( Calyptomena viridis ) é uma pequena ave da família Calyptomenidae que pertence ao gênero dos Calyptomena.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Foi anteriormente classificado na família Eurylaimidae , um grupo de aves intimamente relacionadas que compartilham o nome “broadbill”.
Características do green broadbill
O green broadbill mede até 17-20cm de comprimento, incluindo a cauda. São aves atarracadas e maciças, de aspecto rechonchudo, dotadas de bico curto e largo, meio escondido por uma curta crista semi-erétil na fronte.
A libré é verde brilhante uniforme em todo o corpo, com exceção da cauda (que é preta) e por três faixas oblíquas enegrecidas nas asas, enquanto a parte inferior assume tons esbranquiçados: na área periauricular, e em muitos exemplares também entre o olho e o bico, há uma mancha preta.
O bico é amarelado com tendência a escurecer com a idade, as pernas são cinza-escuras, os olhos são castanhos-escuros.
Habitat do green broadbill
O green broadbill é encontrado no Sudeste Asiático na Península Malaia , Sumatra e Bornéu . Vive em florestas tropicais e subtropicais.
Reprodução do green broadbill
Não existe uma verdadeira época de reprodução, mas estas aves são capazes de se reproduzir durante todo o ano.
A fêmea põe 2-3 ovos esbranquiçados num ninho em forma de pêra que constrói pendurando-o num ramo, e choca-os durante cerca de três semanas.
Ao final da qual eclodem filhotes cegos e sem penas , dos quais cuida até a decolagem, que ocorre entre três e quatro semanas de vida.
Alimentação do green broadbill
Estas aves têm uma alimentação essencialmente frugívora , alimentando-se de frutos bem maduros (especialmente figos e outros frutos macios) e bagas.
Comportamento
São aves duras e solitárias, que se movem com extrema cautela entre as árvores mais altas, em busca de alimento, prontas para fugir em caso de perigo: apesar da libré extravagante, elas se misturam perfeitamente entre a espessa folhagem arbórea.